Coronavírus

Recife anuncia ampliação da vacinação contra Covid-19 para idosos a partir de 70 anos

Vacinação contra Covid-19 no RecifeVacinação contra Covid-19 no Recife - Foto: Marcos Pastich/PCR

O Recife abre, às 18h desta sexta-feira (12), o agendamento para a vacinação contra a Covid-19 de idosos a partir dos 70 anos. O anúncio foi feito pelo prefeito João Campos nesta manhã.

A imunização começa neste sábado (13) em todos os pontos fixos e de drive-trhu da capital pernambucana. A vacina utilizada será a CoronaVac/Butantan.

O anúncio ocorre no dia em que a capital pernambucana completa um ano dos dois primeiros casos de Covid-19 registrados e dia também do aniversário de 484 anos do Recife.

De acordo com João Campos, serão 27 mil pessoas com 70, 71 e 72 anos aptas a fazer o agendamento. Desde a semana passada, a vacinação está liberada para idosos com 73 anos e mais.

"Fazendo essa ampliação da vacinação, a gente consegue garantir que vidas serão salvas. A grande tarefa que temos agora é ampliar a vacinação e o número de leitos de UTI, de enfermaria, de sala vermelha", disse João.

Com exceção de Manaus (AM), que tem um processo de vacinação expecional por causa da crise sanitária avançada, o Recife é a primeira capital do Brasil a imunizar idosos a partir dos 70 anos.

“É um passo importante porque a gente tem certeza que a cada novo grupo aberto, a gente possibilita vidas salvas”, afirmou o prefeito João Campos, que também ressalta a importância da gestão tecnológica no processo de vacinação para poder avançar nas faixas etárias dos grupos prioritários. 

“Também fomos a primeira capital do país a fazer um sistema de cadastro e agendamento 100% digital. Graças a essa decisão, a gente consegue ter controle de marcação e agendamento para não haver fila ou aglomeração nos centros de vacinação. Com isso a gente consegue saber exatamente quantas pessoas estão cadastradas e agendadas, e fazer uma boa gestão do estoque”, explicou João Campos.

Caso a pessoa seja acamada, é possível sinalizar a condição marcando a opção disponível durante o cadastro para, dessa forma, receber a visita domiciliar de uma das equipes volantes da Secretaria de Saúde.

Como agendar
O agendamento para a imunização deste grupo prioritário pode ser feito no aplicativo Conecta Recife e site Minha Vacina.

Para agendar a ida ao posto de vacinação para receber a dose, é preciso marcar dia, horário e local no site Minha Vacina ou no aplicativo Conecta Recife, disponível nas lojas de aplicativos para smartphones. 

No site ou no app, o cidadão precisa marcar primeiramente o seu grupo prioritário.

Em seguida, é necessário anexar comprovante de residência e documento de identificação. Ainda há um formulário para preenchimento de dados como nome completo, CPF, telefone, data de nascimento e endereço.

Todos os pontos de vacinação funcionam de domingo a domingo, das 7h30 às 18h30.

Pontos de drive-thru
- Parque da Macaxeira, na Macaxeira
- Geraldão, na Imbiribeira
- Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária
- Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife
- Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira
- Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro
- Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco - avenida Recife, no Jiquiá
- Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos
- Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira

Pontos fixos:
- Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo
- Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro
- Geraldão, na Imbiribeira
- UPA-E Fernando Figueira, no Ibura
- Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos
- Upinha Dr. Hélio Mendonça, no Córrego Jenipapo
- Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro

Veja também

Equador registra mais de 1.300 incêndios florestais em menos de um mês
QUEIMADAS

Equador registra mais de 1.300 incêndios florestais em menos de um mês

Qual o melhor pote de plástico para armazenar e esquentar o alimento no micro-ondas?
SAÚDE

Qual o melhor pote de plástico para armazenar e esquentar o alimento no micro-ondas?

Newsletter