Recife anuncia ampliação da vacinação contra Covid-19 para idosos a partir de 70 anos
O Recife abre, às 18h desta sexta-feira (12), o agendamento para a vacinação contra a Covid-19 de idosos a partir dos 70 anos. O anúncio foi feito pelo prefeito João Campos nesta manhã.
A imunização começa neste sábado (13) em todos os pontos fixos e de drive-trhu da capital pernambucana. A vacina utilizada será a CoronaVac/Butantan.
O anúncio ocorre no dia em que a capital pernambucana completa um ano dos dois primeiros casos de Covid-19 registrados e dia também do aniversário de 484 anos do Recife.
Leia também
• Arquidiocese de Olinda e Recife presta reverência às vítimas da Covid-19 em memorial
• Recife abre novos leitos para pacientes com Covid-19 e faz adequações na rede de saúde
• Profissionais da saúde a partir de 50 anos começam a ser vacinados no Recife
De acordo com João Campos, serão 27 mil pessoas com 70, 71 e 72 anos aptas a fazer o agendamento. Desde a semana passada, a vacinação está liberada para idosos com 73 anos e mais.
"Fazendo essa ampliação da vacinação, a gente consegue garantir que vidas serão salvas. A grande tarefa que temos agora é ampliar a vacinação e o número de leitos de UTI, de enfermaria, de sala vermelha", disse João.
Com exceção de Manaus (AM), que tem um processo de vacinação expecional por causa da crise sanitária avançada, o Recife é a primeira capital do Brasil a imunizar idosos a partir dos 70 anos.
“É um passo importante porque a gente tem certeza que a cada novo grupo aberto, a gente possibilita vidas salvas”, afirmou o prefeito João Campos, que também ressalta a importância da gestão tecnológica no processo de vacinação para poder avançar nas faixas etárias dos grupos prioritários.
“Também fomos a primeira capital do país a fazer um sistema de cadastro e agendamento 100% digital. Graças a essa decisão, a gente consegue ter controle de marcação e agendamento para não haver fila ou aglomeração nos centros de vacinação. Com isso a gente consegue saber exatamente quantas pessoas estão cadastradas e agendadas, e fazer uma boa gestão do estoque”, explicou João Campos.
Caso a pessoa seja acamada, é possível sinalizar a condição marcando a opção disponível durante o cadastro para, dessa forma, receber a visita domiciliar de uma das equipes volantes da Secretaria de Saúde.
Como agendar
O agendamento para a imunização deste grupo prioritário pode ser feito no aplicativo Conecta Recife e site Minha Vacina.
Para agendar a ida ao posto de vacinação para receber a dose, é preciso marcar dia, horário e local no site Minha Vacina ou no aplicativo Conecta Recife, disponível nas lojas de aplicativos para smartphones.
No site ou no app, o cidadão precisa marcar primeiramente o seu grupo prioritário.
Em seguida, é necessário anexar comprovante de residência e documento de identificação. Ainda há um formulário para preenchimento de dados como nome completo, CPF, telefone, data de nascimento e endereço.
Todos os pontos de vacinação funcionam de domingo a domingo, das 7h30 às 18h30.
Pontos de drive-thru
- Parque da Macaxeira, na Macaxeira
- Geraldão, na Imbiribeira
- Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária
- Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife
- Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira
- Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro
- Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco - avenida Recife, no Jiquiá
- Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos
- Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira
Pontos fixos:
- Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo
- Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro
- Geraldão, na Imbiribeira
- UPA-E Fernando Figueira, no Ibura
- Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos
- Upinha Dr. Hélio Mendonça, no Córrego Jenipapo
- Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro