Logo Folha de Pernambuco

GRIPE

Recife amplia vacinação contra gripe para pessoas com comorbidades e doença permanente

Público-alvo desta nova etapa corresponde a aproximadamente 127 mil pessoas, segundo a Prefeitura do Recife

Vacinação no RecifeVacinação no Recife - Foto: Ikamahã/Prefeitura do Recife

O Recife começou a vacinar contra a gripe pessoas com comorbidades e com doenças permanentes de 6 a 59 anos, ampliando o público elegível para receber o imunizante. Essa nova fase corresponde a 47.553 e 79.710 pessoas, respectivamente — um total de cerca de 127 mil pessoas.

A prefeitura da capital pernambucana já havia liberado a imunização para trabalhadores de saúde, pessoas com 60 anos e mais e crianças de seis meses a menores de seis anos. Todos esses grupos são elencados como prioritários para a vacinação, segundo o Ministério da Saúde. A mobilização, que é nacional, tem a meta de imunizar 90% da população dos grupos prioritários e segue até 31 de maio

“A gente agora abre a vacinação contra a influenza para as comorbidades, incluindo Síndrome de Down, quem tem hipertensão, quem tem diabetes. Lembrando que a vacinação é uma estratégia coletiva, todo mundo precisa fazer para ter eficácia”, salientou o prefeito João Campos, na abertura dos novos grupos, realizada no último sábado (23), durante visita ao VI Encontro Fazendo Acontecer, evento de conscientização sobre a importância da inclusão social de pessoas com Síndrome de Down, no Econúcleo do Parque da Jaqueira, na Zona Norte do Recife. 



No total, são 170 salas (de segunda a sexta-feira) e cinco centros de vacinação (de domingo a domingo) da rede municipal, espalhados pelos oito distritos sanitários da cidade, disponibilizando doses para prevenir a influenza.

Dentre o público de comorbidades, estão incluídas pessoas com doença respiratória crônica, cardiopatas, pessoas com disfunção renal e hepática crônica. Ainda neste grupo, portadores de trissomias, transplantados, pessoas convivendo com obesidade grave, diabetes e doença neurológica crônica.

Todos os grupos elegíveis devem ser vacinados, exceto aqueles com doenças febris agudas, moderadas ou graves, e casos confirmados de Covid-19, os quais devem adiar a vacinação até a recuperação.

“Estando bem de saúde, além da proteção contra influenza, a população pode tomar outras vacinas do calendário na mesma ida ao posto, ou seja, atualizando toda a caderneta”, orienta Luciana Albuquerque.

Para agilizar o processo de vacinação, a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) recomenda levar um documento de identificação (CPF), a carteira de vacinação e o cartão SUS (se disponíveis). Além disso, alguns grupos precisam apresentar documentos que comprovem a necessidade da imunização, como profissionais de saúde, que devem levar comprovantes laborais.

Os centros de vacinação disponíveis são:

- Shopping Recife (9h às 19h): Rua Padre Carapuceiro, 777, Boa Viagem

- Shopping RioMar (9h às 19h): Av. República do Líbano, 251, Pina

- Shopping Tacaruna (9h às 19h): Av. Governador Agamenon Magalhães, 153, Santo Amaro

- Shopping Boa Vista (9h às 19h): Rua do Giriquiti, 48, Boa Vista

- Centro de Saúde Ermírio de Moraes (8h às 18h): Av. 17 de Agosto, 2388, Casa Forte

Já as salas de vacinação são:

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter