Logo Folha de Pernambuco

Vacinação

Recife amplia vacinação contra a gripe para os moradores da Capital

Todos os recifenses a partir dos seis meses de idade podem receber o imunizante em uma das mais de 150 salas de vacina do munícipio

Danilo, 10 anos, recebendo a vacina contra a gripeDanilo, 10 anos, recebendo a vacina contra a gripe - Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco

A Prefeitura do Recife ampliou nesta segunda-feira (4) a vacinação contra a gripe para todos os moradores da Capital a partir dos seis meses de idade. As pessoas devem procurar uma das mais de 150 salas de vacina da Secretaria de Saúde do Recife, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

A reportagem da Folha de Pernambuco acompanhou a movimentação durante a manhã no Centro Médico José Ermírio de Moraes, no bairro de Casa Forte. Para o primeiro dia de campanha, o movimento foi bom e a expectativa é de uma maior demanda nos próximos dias.

A principal dúvida que surge na população no momento de tomar uma nova vacina é a relação com a dose destinada a Covid-19. A doutora Fernanda Pantoja, coordenadora distrital do programa nacional de imunização, explicou que as pessoas que tomaram a vacina contra o coronavírus podem tomar o imunizante da gripe sem intervalo de tempo. A exceção são as crianças de 5 a 11 anos, que devem ter uma lacuna de 15 dias entre as vacinas.

Doutora Fernanda Pantoja. Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco

A doutora também alertou que, de acordo com a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau), pessoas com febre precisam esperar os sintomas passarem para receber a vacina. Essa é a única contra indicação. 

A professora Maria Helena já estava vacinada e foi levar o filho Danilo, de 10 anos, para receber o imunizante. Segundo ela, a ampliação para o público geral devia acontecer num período mais cedo. “Como professora eu vivenciei vários períodos de gripe que eu queria procurar a vacina o mais rápido possível para me proteger, por saber da importância da vacinação”, disse. 

Maria Helena e seu filho Danilo. Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco

Mariana Dias, autônoma, também esteve no José Ermírio de Moraes nesta manhã e valorizou a importância da vacinação para a saúde de todos. “Eu acho que a vacinação é muito mais do que apenas se autonomizar. Você se imuniza para salvar outras vidas. As campanhas de vacinação são sempre bem-vindas e eu acho que todo mundo deveria abraçar, por ser uma causa de saúde pública.”

Mariana Dias recebeu a dose da vacina contra a gripe. Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco

Para agilizar a vacinação, a Sesau recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos). 

Clique aqui para encontrar o posto mais próximo da sua casa. 
 

Veja também

Ministério da Saúde prepara linha de cuidado para pessoas com albinismo
INTEGRAÇÃO

Ministério da Saúde prepara linha de cuidado para pessoas com albinismo

Novo esboço da COP29 propõe que países ricos paguem US$ 250 bi anuais para financiamento climáticos
MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Novo esboço da COP29 propõe que países ricos paguem US$ 250 bi anuais para financiamento climáticos

Newsletter