Logo Folha de Pernambuco

Vacinação

Recife amplia vacinação contra a gripe para os moradores da Capital

Todos os recifenses a partir dos seis meses de idade podem receber o imunizante em uma das mais de 150 salas de vacina do munícipio

Danilo, 10 anos, recebendo a vacina contra a gripeDanilo, 10 anos, recebendo a vacina contra a gripe - Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco

A Prefeitura do Recife ampliou nesta segunda-feira (4) a vacinação contra a gripe para todos os moradores da Capital a partir dos seis meses de idade. As pessoas devem procurar uma das mais de 150 salas de vacina da Secretaria de Saúde do Recife, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

A reportagem da Folha de Pernambuco acompanhou a movimentação durante a manhã no Centro Médico José Ermírio de Moraes, no bairro de Casa Forte. Para o primeiro dia de campanha, o movimento foi bom e a expectativa é de uma maior demanda nos próximos dias.

A principal dúvida que surge na população no momento de tomar uma nova vacina é a relação com a dose destinada a Covid-19. A doutora Fernanda Pantoja, coordenadora distrital do programa nacional de imunização, explicou que as pessoas que tomaram a vacina contra o coronavírus podem tomar o imunizante da gripe sem intervalo de tempo. A exceção são as crianças de 5 a 11 anos, que devem ter uma lacuna de 15 dias entre as vacinas.

Doutora Fernanda Pantoja. Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco

A doutora também alertou que, de acordo com a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau), pessoas com febre precisam esperar os sintomas passarem para receber a vacina. Essa é a única contra indicação. 

A professora Maria Helena já estava vacinada e foi levar o filho Danilo, de 10 anos, para receber o imunizante. Segundo ela, a ampliação para o público geral devia acontecer num período mais cedo. “Como professora eu vivenciei vários períodos de gripe que eu queria procurar a vacina o mais rápido possível para me proteger, por saber da importância da vacinação”, disse. 

Maria Helena e seu filho Danilo. Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco

Mariana Dias, autônoma, também esteve no José Ermírio de Moraes nesta manhã e valorizou a importância da vacinação para a saúde de todos. “Eu acho que a vacinação é muito mais do que apenas se autonomizar. Você se imuniza para salvar outras vidas. As campanhas de vacinação são sempre bem-vindas e eu acho que todo mundo deveria abraçar, por ser uma causa de saúde pública.”

Mariana Dias recebeu a dose da vacina contra a gripe. Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco

Para agilizar a vacinação, a Sesau recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos). 

Clique aqui para encontrar o posto mais próximo da sua casa. 
 

Veja também

Corte da Bolívia se recusa a julgar ex-presidente Áñez por 'golpe' contra Evo Morales
BOLÍVIA

Corte da Bolívia se recusa a julgar ex-presidente Áñez por 'golpe' contra Evo Morales

Vice-presidente do Quênia é destituído em meio à disputa política
MUNDO

Vice-presidente do Quênia é destituído em meio à disputa política

Newsletter