Recife antecipa intervalo da segunda dose da Pfizer para 60 dias
O Recife anunciou, nesta sexta-feira (10), a redução do intervalo entre primeira e segunda doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19 para 60 dias. Até então, o prazo adotado era de 90 dias.
A medida segue o que foi anunciado, na quinta-feira (9), pelo Governo de Pernambuco e, anteriormente, pelo Ministério da Saúde. O Estado autorizou a redução em cidades com estoque de segundas doses da Pfizer, assim como já ocorre com a vacina da AstraZeneca/Oxford.
Leia também
• Pernambuco recebeu novas doses da Pfizer e da Coronavac nesta quinta (9)
• Governo de Pernambuco autoriza redução de intervalo entre primeira e segunda doses da Pfizer
• Prazo para segunda dose da vacina da Pfizer em Olinda é reduzido para 60 dias
De acordo com a Prefeitura do Recife, para agendar a segunda dose, o morador da capital pernambucana deve acessar o Conecta Recife pelo site ou app. O agendamento já está disponível na plataforma.
Estimativa da Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) indica que há, no momento, na capital pernambucana, 44.151 pessoas estão aptas a receber a dose nesse período mais curto.
O objetivo da antecipação é conter a disseminação da variante delta do coronavírus na cidade, segundo a prefeitura. "É importante salientar que essa antecipação está condicionada à disponibilidade do imunizante no estoque da prefeitura", informou a gestão municipal.
A redução do intervalo também contempla as grávidas e puérperas (mulheres que tiveram bebê há, no máximo, 45 dias) que tomaram a primeira dose da vacina contra a cCovid-19 da AstraZeneca, no Recife, e que vão contemplar o esquema com a dose da Pfizer.