Logo Folha de Pernambuco

Imunização

Recife inicia, esta sexta (1º), campanha de multivacinação de menores de 15 anos

Vacinação de criançaVacinação de criança - Foto: Richardson Martins/Secretaria de Saúde do Rec

O Recife dará início, a partir desta sexta-feira (1°), à Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos. Serão disponibilizadas 150 salas de vacina nas unidades de saúde do município para atendimento do público-alvo.

A ação integra a campanha nacional anunciada nesta quinta (30) pelo Ministério da Saúde. Segundo a pasta, serão 45 mil postos de vacinação localizados em todas as 27 unidades federativas e seus respectivos municípios ofertando 18 tipos de vacinas que protegem crianças e adolescentes de doenças como poliomielite, sarampo, catapora e caxumba.

O objetivo da estratégia, que acontecerá até 29 de outubro, é atualizar a caderneta de vacina dos jovens, com os imunizantes recomendados para a faixa etária, como BCG, Hepatite B, Tríplice Viral e Febre Amarela, por exemplo.

No Recife, as doses serão disponibilizadas nas unidades de saúde de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.


A orientação é que os pais ou responsáveis levem o cartão de vacina para que o profissional de saúde possa avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas para completar o esquema vacinal.

Para as crianças com menos de 7 anos, serão disponibilizadas vacinas de BCG, hepatite B, pentavalente, poliomielite, rotavírus, pneumocócica 10, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral, varicela, hepatite A e DTP.

Quem tem entre 7 e 14 anos pode tomar vacina de hepatite B, tríplice viral, febre amarela, varicela, difteria e tétano adulto, meningocócica ACWY, HPV e dTpa.

Os profissionais do Programa de Imunização do Recife avaliam a necessidade de cada um de acordo com a idade e as doses já tomadas.

Além de todo o mês, a campanha para atualização do cartão de vacina de pessoas com idade até 15 anos contará com um "Dia D", previsto para o próximo dia 16. 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter