Logo Folha de Pernambuco

COVID-19

Prefeitura do Recife anuncia testagem de Covid-19 sem agendamento para idosos

Medida faz parte das ações para ampliação da testagem na capital e já passa a valer nesta terça-feira (8)

Testagem sem agendamento para idosos começa nesta terça-feira (8)Testagem sem agendamento para idosos começa nesta terça-feira (8) - Foto: Rodolfo Loepert/PCR

O prefeito do Recife, João Campos, anunciou, nesta segunda-feira (7), a testagem sem agendamento eletrônico para maiores de 60 anos no município. A medida vale a partir desta terça-feira (8), visando a agilizar e ampliar o serviço de testes de Covid-19 na capital. Todos os 12 centros exclusivos de testagem do Recife passam a atender a nova medida. 

A partir de agora, para os maiores de 60 anos do Recife, basta apenas comparecer a um dos centros de testagem, com o comprovante de residência e documento com foto. 

"A partir de amanhã [terça], em todos os nossos centros de testagem, as pessoas idosas poderão chegar sem agendamento prévio. Se você, idoso, tem algum sintoma ou teve algum contato alguém que está com covid e deseja fazer o teste, você pode procurar um dos centros de testagem da Prefeitura do Recife sem necessidade de agendamento prévio", afirmou o prefeito.

"Para as pessoas que tem menos de 60 anos, continua necessário fazer o agendamento no Conecta Recife. Todo dia abre às 15h, e no dia seguinte, você já pode fazer essa testagem", disse o prefeito João Campos.

De acordo com a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marcella Abath, a medida foi tomada com base nas dificuldades que alguns idosos apresentavam na hora de marcar seu horário. “Nós optamos em abrir os teste de Covid-19 e torná-los por demanda espontânea para os idosos em função da dificuldade que muitos deles apresentam em fazer o agendamento pela falta de facilidade no manuseio do aplicativo e site. Muitos deles também não têm acesso ao digital e a intenção foi de facilitar o processo”, explicou. 

“Era frequente chegarem idosos nos centros de testagem que queriam seus resultados e não haviam feito o agendamento, alguns até mesmo sem saber que isso era necessário. Outros, sabiam que precisavam marcar, mas tinham muita dificuldade”, completou Marcella.

De acordo com a PCR, o serviço de testagem foi ampliado em 15 vezes em pouco mais de 20 dias no Recife. São 12 centros exclusivos de testagem, além de oito unidades de saúde capacitadas par a realização dos testes.

Foram abertos, nesta segunda, os pontos do Estádio do Arruda; do Compaz Dom Hélder Câmara, no Coque; do Compaz Miguel Arraes, na Madalena; da Escola Municipal Maria Sampaio Lucena, na Cohab; e da antiga sede do Sesi, na Mustardinha.

Os locais de testagem funcionam de domingo a domingo, das 8h às 18h, com exceção do Compaz Dom Hélder, que funciona das 7h30 às 16h. Cada um dos pontos disponibilizará 500 vagas por dia.

Veja também

Consumo de produtos ultraprocessados causa seis mortes por hora no Brasil
ALIMENTAÇÃO

Consumo de produtos ultraprocessados causa seis mortes por hora no Brasil

Pinguim de penas negras é encontrado em ilha no sul do Atlântico; entenda mutação genética rara
ILHA GEÓRGIA DO SUL

Pinguim de penas negras é encontrado em ilha no sul do Atlântico; entenda mutação genética rara

Newsletter