Logo Folha de Pernambuco

Festa

Recife celebra Ano-Novo Chinês com show de luzes no Marco Zero e iluminação especial do Geraldão

Data é celebrada na passagem entre janeiro e fevereiro. Iniciativa faz parte de acordo com cidade chinesa de Guangzhou.

Ano-Novo Chinês é celebrado no Recife com projeções no Marco ZeroAno-Novo Chinês é celebrado no Recife com projeções no Marco Zero - Foto: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco

Um mês depois do Réveillon, o Recife celebra mais uma virada, desta vez com os olhos voltados para o Extremo Oriente do mundo. O Ano-Novo Chinês, que acontece na passagem entre os meses de janeiro e fevereiro, também está sendo comemorado na Capital pernambucana.

A programação começou na noite deste domingo (30) com um show de luzes e projeções no Marco Zero e iluminação especial no Ginásio Geraldão, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul.

O objetivo do projeto, organizado pelo Programa Recentro, da Prefeitura, é fortalecer as relações do município com Guangzhou, cidade localizada no sul da China que, desde 2016, mantém um acordo de geminação com o Recife, pelo qual estão previstas ações de intercâmbio cultural e educacional, além de cooperação nos polos tecnológicos e industriais.

Show de luzes
As celebrações tiveram início neste domingo, com um show de luzes no Parque das Esculturas e projeções de símbolos culturais das duas cidades na fachada do prédio da Associação Comercial de Pernambuco (ACP), em frente ao Marco Zero, incluindo imagens do tigre, animal que marcará o ano de 2022 segundo o horóscopo chinês.

O espetáculo foi acompanhado por uma trilha sonora com um pout-porri de músicas orientais e pernambucanas. Na Zona Sul, o Geraldão ficará iluminado na cor vermelha até a noite da segunda-feira (31). Segundo a Prefeitura, as projeções foram transmitidas pela Central China Television (CCTV), a maior emissora da Ásia que tem mais de 35 milhões de espectadores.

Veja também

Barco chinês que zarpou da Rússia está no centro das suspeitas sobre corte de dois cabos submarinos
Suspeitas

Barco chinês que zarpou da Rússia está no centro das suspeitas sobre corte de dois cabos submarinos

Anatel apura fraude na obtenção de celular usado para planejar golpe
fraude

Anatel apura fraude na obtenção de celular usado para planejar golpe

Newsletter