Logo Folha de Pernambuco

Vacinação

Recife começa a vacinar os trabalhadores da saúde contra a gripe nesta segunda (26)

Por conta da imunização contra a Covid-19, grupos prioritários têm ordem diferente neste ano

Campanha de vacinação contra a GripeCampanha de vacinação contra a Gripe - Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

A partir desta segunda-feira (26), os trabalhadores da saúde que atuam no Recife poderão ser vacinados contra a gripe. Eles estão incluídos no grupo da primeira fase da Campanha Nacional Contra a Influenza, que teve início no último dia 12 de abril. Até agora, 30.754 doses já foram aplicadas pela Prefeitura do Recife.

Também nesta segunda (26), a Secretaria Municipal de Saúde abre um novo ponto de imunização na Praça do Carmo, que passa a funcionar em substituição ao Parque 13 de Maio, que saiu da lista. 

Agora, os pontos volantes que oferecem a vacina estão no Parque Dona Lindu (Boa Viagem), Sítio Trindade (Casa Amarela) e no Pátio do Carmo (bairro de Santo Antônio). 

No Dona Lindu e no Sítio Trindade, a vacinação ocorre de domingo a domingo. Já o ponto montado no Pátio do Carmo funcionará de segunda a sábado e será deslocado para o Marco Zero (Bairro do Recife) aos domingos. Todos os locais têm o mesmo horário de funcionamento, das 8h às 17h.

Além dos pontos volantes, a imunização ocorre em 153 unidades da Secretaria de Saúde, de segunda a sexta, entre 8h e 17h. Nesta primeira fase, além dos trabalhadores da saúde, estão sendo vacinadas as crianças maiores de seis meses e menores de seis anos, gestantes e puérperas (mulheres que tiveram bebê até 45 dias).

Por recomendação do Ministério da Saúde, a vacina contra a Covid-19 deve ser priorizada e, por isso, é indicado que as pessoas dos grupos elegíveis concluam o esquema vacinal antes de receberem a vacina contra o vírus influenza. 

Sendo assim, os idosos a partir de 60 anos e os trabalhadores da saúde só devem ser imunizados contra a gripe 14 dias após tomarem a vacina contra o coronavírus.

Documentos
A Secretaria de Saúde do Recife recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos). Parte do público-alvo precisa apresentar também documentos que provem a necessidade da imunização. Os profissionais das redes públicas e privadas de saúde, por exemplo, devem levar comprovantes laborais, como crachás ou carteira de trabalho.

Próximas fases
A segunda fase da vacinação contra a gripe terá início no dia 11 de maio e seguirá até 8 de junho, quando será a vez de vacinar idosos com 60 anos e professores. 

Já no período de 9 de junho a 9 de julho, poderão ser imunizadas as pessoas com comorbidades, deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário Passageiros Urbano e de Longo Curso; trabalhadores portuários, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas; funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas. 

É importante destacar que, mesmo com o início de uma nova etapa, as pessoas incluídas nos grupos anteriores podem continuar recebendo a vacina da mesma forma.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter