Logo Folha de Pernambuco

Saúde

Recife começa campanha de vacinação contra gripe

A capital pernambucana conta com 153 unidades da Secretaria de Saúde disponibilizadas ao público-alvo

Vacinação contra gripe no RecifeVacinação contra gripe no Recife - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Em paralelo à imunização contra a Covid-19, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza teve início nesta segunda-feira (12). Coordenada pelo Ministério da Saúde (MS), o objetivo é imunizar 79,7 milhões de brasileiros contra os três vírus de maior circulação causadores da gripe.

No Recife, a campanha deve seguir as recomendações do MS e nesta primeira fase deve priorizar crianças de seis meses a seis anos, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) e povos indígenas. 

Segundo a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau), a primeira fase iniciou nesta segunda e seguirá até o dia 10 de maio. Para o plano, o ministério está seguindo uma lógica diferente da Covid-19, em que os idosos começaram a receber as aplicações antes de outras populações prioritárias.

Além disso, as fases estão sendo divididas em subfase. Nesta primeira fase, por exemplo,  crianças, gestantes, puérperas e indígenas estão recebendo a prioridade no momento, enquanto os profissionais de saúde receberão a dose na segunda sub-fase (sem data ainda definida).

Quem pertencer a um dos grupos atuais de vacinação pode ir em uma das 153 unidades de saúde disponibilizadas pela Sesau, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Já nos fins de semana, a prefeitura abrirá três parques para a vacinação: Sítio Trindade, em Casa Amarela; o 13 de maio, na Boa Vista; e o Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. Aos sábados e domingos, a imunização nos parques acontecerá das 7h às 19h. Vale salientar que a vacina contra a gripe não protege contra o novo coronavírus e que os dois imunizantes devem ser aplicados com, pelo menos, 14 dias de diferença.

“Começamos hoje, dia doze de abril, a campanha de vacinação contra a gripe, ela é tão importante quanto a vacinação contra a Covid, porque também pode agravar e levar ao óbito. Então, você que é do grupo prioritário dessa primeira etapa, que são as gestantes, as puérperas - aquelas mulheres que tiveram o neném há pouco tempo-, e as crianças de seis meses a seis anos incompletos, compareçam a uma das nossas cento e cinquenta e três salas de vacinação ou a um dos nossos três parques que fazem parte da estratégia nessa etapa”, conta a secretária de saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

Na Policlínica Lessa de Lacerda, referência de vacinação na Madalena, o público não enfrentou grandes filas neste primeiro dia de campanha. A maioria das pessoas era composta por mães com filhos de até seis anos de idade e puérperas.

"Traz um alívio com certeza. O que a gente puder prevenir melhor, né? Desde gestante, me vacino aqui e trago ela para cumprir o calendário", conta a estudante Beatriz Lemos, que levou a filha Mariah, de 7 meses, para imunizar contra a gripe.

Elionai Fonseca também levou o filho Benjamin, de 1 ano e 1 mês, para o posto. “Eu ainda fico com medo, mas agora fico mais tranquila. Ainda fico esperando a vacina da Covid para aplicar nele para dar mais um suporte. Tenho ficado em casa, seguindo os protocolos. Sigo o cronograma de vacinas certinho, mas só trouxe ele agora porque estava de mudança, mas é muito importante ficar atenta à vacinação para proteger direitinho”, disse.

A atual fase vai até o dia 10 de maio. A segunda fase, quando será a vez de vacinar idosos com 60 anos e professores, começará no dia 11 de maio e seguirá até 8 de junho.

Por fim, na terceira fase - 9 de junho a 9 de julho - poderão ser imunizadas pessoas com comorbidades, deficiência permanente, caminhoneiros, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas; funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas. 


Covid-19
Segundo o Ministério da Saúde, a recomendação é para que as pessoas vacinadas contra a Covid-19 aguardem ao menos 14 dias antes de se vacinarem contra a gripe. 



Outros municípios
Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), contará com mais de 100 salas de vacinação. “As unidades de saúde funcionam das 7h30 às 15h, diariamente, de segunda a sexta-feira. Então, todas as Unidades de Saúde da Família, todas as unidades básicas tradicionais e policlínicas estão abertas disponibilizando vacina contra a H1N1”, comentou a secretária de Saúde, Zelma Pessoa.

Em Olinda, de acordo com a prefeitura, todas as Unidades Básicas de  Saúde e policlínicas da rede municipal funcionarão de segunda a sexta, das 8h às 17h. Segundo o órgão, a cidade recebeu 11.290 doses, referentes a 28% da meta a ser atingida no primeiro grupo prioritário. Já a Secretaria de Saúde de Paulista informou que a vacinação acontecerá em mais de 40 postos de saúde do município, com atendimento das 8h às 17h. 

Veja também

Newsletter