Pandemia

Recife começa, na segunda (26), a vacinar contra Covid crianças de 1 a 2 anos sem comorbidade

Há cinco locais para a vacinação desse público na capital pernambucana

Vacina Pfizer Baby, aprovada para uso entre crianças de 6 meses a 2 anos no BrasilVacina Pfizer Baby, aprovada para uso entre crianças de 6 meses a 2 anos no Brasil - Foto: Divulgação/Prefeitura de Petrolina

A partir desta segunda-feira (26), a Prefeitura do Recife inicia a vacinação contra a Covid-19 em bebês com 1 e 2 anos de idade sem comorbidades. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (23), depois que o Governo do Estado liberou a imunização para as crianças pernambucanas com idades entre seis meses e dois anos.

Na capital pernambucana, a imunização dos bebês de 6 meses a 11 meses sem comorbidade é realizada desde 19 de novembro.

No Recife, a imunização deste novo grupo será feita mediante cadastro e agendamento no site https://conecta.recife.pe.gov.br/ ou aplicativo do Conecta Recife, que estará disponível a partir das 12h deste sábado (24). A capital pernambucana tem 42.163 meninos e meninas nessa faixa etária.

Para esse público, a vacinação será realizado em cinco Centros de Vacinação da cidade: Shoppings Recife, em Boa Viagem; Riomar, no Pina; Boa Vista, na área central da cidade; Tacaruna, em Santo Amaro; e Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes, em Casa Forte. A vacina será aplicada de domingo a domingo, mediante agendamento.

No ato do cadastro, é preciso anexar documento oficial da criança, comprovante de residência em nome de um dos pais ou responsável legal, documento oficial que comprove filiação/responsabilidade. Os pais ou responsáveis devem estar presentes no momento da vacinação e munidos de documento de identificação do adulto e da criança, além do comprovante de residência do Recife.
 



Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deve ser autorizada por um termo de consentimento por escrito, cujo modelo oficial da secretaria também está disponível no Conecta Recife. Para esses casos, além do termo de autorização, a pessoa com a criança deve levar documento que comprove a relação de parentesco, bem como o documento da criança e o comprovante de residência.

De acordo com a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacina utilizada para o público de 1 e 2 anos de idade sem comorbidades será a Pfizer Baby, que possui um frasco com a tampa na cor vinho e é diferente dos demais imunizantes do laboratório.

O esquema vacinal dos bebês será feito em três doses: sendo as duas primeiras com intervalo de 21 dias (3 semanas), seguidas por uma terceira dose que deve ser administrada pelo menos 2 meses (8 semanas) após a segunda dose.

A vacina contra Covid-19 pode ser aplicada sem necessidade de intervalo entre os demais imunobiológicos do Calendário de Vacinação de Rotina. No Recife, o registro das doses anticovid dessas será na caderneta ou cartão de vacina que a criança já possua e é destinado à anotação de outras vacinas do calendário infantil. 

Na vacinação das crianças, a prefeitura também distribui Certificado de Criança Super Vacinada, "uma forma de estimular a garotada na hora da aplicação da vacina". No Certificado, o MC Gotinha ostenta uma capa de super-herói e o documento traz dizeres de incentivo em linguagem jovem e contemporânea.

Veja também

Uma pessoa morre em ataque a faca na cidade holandesa de Roterdã
Mundo

Uma pessoa morre em ataque a faca na cidade holandesa de Roterdã

Candidato apoiado por Trump elogiou Hitler e apoiou escravidão em fórum de site pornô, diz jornal
Estados Unidos

Candidato apoiado por Trump elogiou Hitler e apoiou escravidão em fórum de site pornô, diz jornal

Newsletter