Recife começa testagem em massa para Covid com grande movimentação; confira onde haverá esta terça
Nesta terça-feira (31), as equipes também estarão no Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha e na rua Santa Izabel, próximo à Igreja Batista de Casa Amarela
Com grande procura da população, Recife começou a testagem em massa para a Covid-19, nesta segunda-feira (30), através do Programa TestaPE. As equipes volantes da saúde do município instalaram pontos no Buraco da Velha, em Brasília Teimosa, na Estação de Metrô Joana Bezerra e na Associação de Moradores da Comunidade do Barro.
Nesta terça-feira (31), as equipes também estarão no Estação de Metrô Joana Bezerra - São José; Centro Comunitário da Paz – Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha; Conselho de Moradores do Alto Santa Izabel, em Casa Amarela; Associação dos Moradores do Barro, no Barro; Polo da Academia da Cidade do Buraco da Velha, em Brasília Teimosa; e em frente à Escola Marluce Santiago, no Passarinho. O teste pode ser realizado em pessoas sintomáticas e assintomáticas.
Caso o resultado seja positivo, a recomendação é de isolamento e acompanhamento do caso através do Atende em Casa. “Uma vez testando positivo, no momento do resultado, a pessoa vai ser orientada a voltar para casa e realizar o isolamento no período que é necessário e também vai ser telemonitorada por meio do Atende em Casa.
"Os profissionais de saúde vão entrar em contato com essa pessoa sistematicamente para saber da sua evolução e também para identificar possíveis contatos para que eles sejam incentivados a também fazer o teste", explica a secretária executiva de Vigilância em Saúde do Recife, Marcella Abath.
“Essa é uma ação fundamental, porque nós temos várias frentes importantes na prevenção da Covid, uma é a questão da vacinação, que está disseminada na população e a outra é justamente a testagem para que a gente consiga detectar precocemente possíveis casos, inclusive assintomáticos. As pessoas que nem imaginavam estar doentes, podem estar circulando nas ruas e transmitindo a doença. Na medida que ela faz o teste e descobre que está com a doença, ela vai ser isolada e consequentemente, previne a transmissão. Progressivamente, nós vamos aumentando esses pontos de testagem, até que a gente chegue em 22 localidades”, complementa a secretária.
A auxiliar administrativa Débora Batista e seu filho, Lucas, de dois anos, realizaram a testagem no Buraco da Velha, em Brasília Teimosa. Mesmo vacinada, a administradora afirma que continua se protegendo. Preocupada com a doença, Débora procurou a testagem, principalmente, para o filho.
“O teste tranquiliza a gente, principalmente por ele. A importância é se ele está ou não para cuidarmos, porque às vezes, ele pode não ter sintomas e ter um agravamento e a gente não perceber”, explica.
Ao saber do resultado negativo dos dois testes realizados, a administradora se sentiu aliviada: "Estamos mais aliviados em saber que eu e o meu filho não estamos com Covid, mas vamos continuar tendo os cuidados, como usar máscara, evitar lugares com muita aglomeração e quando tivermos que ir, sempre com precaução, usando álcool em gel e evitar ao máximo o contato com outras pessoas".
Leia também
• Recife começa testagem em massa para a Covid-19 nesta segunda-feira (30)
• Recife ultrapassa 90% da população adulta vacinada com pelo menos uma dose
• Projeto 'Olha! Recife' retorna neste domingo (29) com passeios turísticos pelas ruas do Centro
O trabalhador autônomo Nivaldo Calisto, de 61 anos, também realizou o teste na manhã de hoje, em Brasília Teimosa, mesmo assintomático. “Não estava sentindo nenhum sintoma, mas vim por precaução e curiosidade para saber se eu estou ou não. Não dói, dá uma sensação de espirro, mas passa logo e é bom fazer. Já tomei as duas doses da vacina, mas vim fazer o teste para me prevenir mais ainda. Durante esse período, nunca peguei o vírus, mas conheço várias pessoas que pegaram e algumas faleceram”, pontua Nivaldo.
Apesar das ações realizadas, como a testagem em massa e o avanço da vacinação, a prevenção deve continuar. “Não é porque a gente tem testagem em massa e vacina, que a gente vai relaxar. As formas de prevenção é a vacinação sim, mas também é o distanciamento social, lavagem das mãos e uso de máscaras. Estamos vendo na rua muitas pessoas agindo como se não houvesse pandemia, isso não pode acontecer, se não, a gente corre o risco de ter uma piora no cenário epidemiológico, inclusive agora que a gente tem a entrada da Variante Delta, que é mais transmissível”, complementa Marcella Abath.
A lista completa dos locais de testagem em massa para a Covid-19, no Recife, será disponibilizada no site da prefeitura: www2.recife.pe.gov.br.