Logo Folha de Pernambuco

Covid-19

Recife começa testagem em massa para a Covid-19 nesta segunda-feira (30)

O Programa TestaPE tem como objetivo evitar a transmissão da doença através da detecção de novos casos

Testagem rápida na Estação Joana BezerraTestagem rápida na Estação Joana Bezerra - Foto: Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife

Começa hoje, a partir das 08h, no Buraco da Velha, em Brasília Teimosa, a testagem em massa da população do Recife para a Covid-19, através do Programa TestaPE. Em uma parceria com o Governo de Pernambuco, a Prefeitura do Recife visa facilitar a detecção de novos casos e reduzir a transmissão da doença. A expectativa é que nos próximos dias, a ação se estenda para os oito Distritos Sanitários, de forma simultânea.

Cada local terá capacidade para realizar 200 testes, num total de 1.600 checagens diárias. No Recife, o programa será dividido em três etapas e aplicará, inicialmente, cerca de 33 mil testes rápidos de antígeno.

De acordo com o infectologista, Demetrius Montenegro, ações de testagem em massa auxiliam no controle da pandemia. “Quanto mais você identificar os casos positivos, mesmo com sintomas leves e essas pessoas ficando isoladas, mais você vai diminuir a transmissão e isso é muito importante para controlar a pandemia”, destaca.

“Mesmo no contexto de uma pessoa que já está vacinada, a testagem é necessária, além do isolamento, caso o resultado seja positivo. A gente sabe que a vacina, na maioria das vezes, protege para formas graves, mas a pessoa pode ainda se contaminar e ter a doença leve e transmitir para outras pessoas”, ressalta o infectologista.  

Variantes da doença

A testagem em massa também é uma importante ferramenta para evitar o surgimento de variantes mais graves da doença. “Se uma boa parte das pessoas estão vacinadas e protegidas da forma grave da doença, muitos perguntam porque ainda há essa preocupação. É necessário lembrar que esse vírus passa por um constante processo de mutação, e a partir disso, vão surgindo outras variantes e o medo maior é surgir uma variante que tenha uma maior letalidade e que as vacinas não protejam, e vamos voltar à estaca zero. Por isso essa preocupação toda para diminuir esse processo de transmissão do vírus, independente se as pessoas vão ter um quadro leve ou mais grave”, pontua Demetrius.

Em Pernambuco, mais oito casos da variante Delta foram detectados na última sexta-feira (27), de acordo com mais uma rodada de sequenciamento genético de amostras de pacientes confirmados para a Covid-19 feita pelo Instituto Aggeu Magalhães. Ao todo, já foram identificados 10 casos da variante no Estado.

Localidades

Na primeira etapa do programa, os testes serão aplicados, por equipes volantes da saúde, em locais de grande circulação de pessoas, como mercados públicos, estações de metrô, escolas municipais e em pontos de vulnerabilidade social de 22 localidades. A lista é composta dos seguintes bairros ou comunidades: Joana Bezerra, São José, Coelhos, Santo Amaro, Alto Santa Terezinha, Barro, Caçote, Brejo de Beberibe, Guabiraba, Córrego do Jenipapo, Alto Santa Isabel, Casa Amarela, Torrões, Várzea, Iputinga, Comunidade Irmã Doroty, Buraco da Velha, Portelinha, Ilha do Destino, Passarinho, Cohab e Jordão.

Nos locais públicos, a Secretaria de Saúde instalará um stand onde os profissionais realizarão a testagem por demanda espontânea. Nas escolas municipais de cada uma dessas áreas, os testes serão aplicados em alguns trabalhadores e estudantes. Em algumas áreas de vulnerabilidade social as equipes terão o apoio da unidade móvel ‘Bora Testar’, onde as pessoas poderão ir para fazer o teste.

Se as equipes de saúde identificarem pessoas com sintomas respiratórios e o teste de antígeno der negativo, será feito agendamento no local para a realização do RT-PCR, por meio do Atende em Casa. Os casos positivos serão cadastrados no Atende em Casa para telemonitoramento e identificação dos contatos da pessoa infectada.

Avanço da vacinação no município

A Prefeitura do Recife anunciou, na última sexta-feira (27), a abertura do agendamento da vacinação contra a Covid-19 para adolescentes de 14 e 15 anos de idade em geral. O cadastro e agendamento devem ser feitos através do site: conectarecife.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife.

Veja também

Newsletter