Logo Folha de Pernambuco

Carnaval 2023

Recife detalha esquemas de saúde e segurança para o Carnaval

Postos médicos e de segurança serão instalados em pontos estratégicos

Luciana Albuquerque, secretária de Saúde do RecifeLuciana Albuquerque, secretária de Saúde do Recife - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

A Prefeitura do Recife detalhou, em entrevista coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (8), os esquemas de segurança e saúde do Carnaval 2023. Para atender a alta demanda de atendimentos durante a folia de Momo, mais de dois mil profissionais de saúde atuarão em regime especial. A festa na capital pernambucana contará, ainda, com um acréscimo de 40% no número de ambulâncias e motolâncias à disposição. 

Ao todo, serão designadas 36 ambulâncias. 40 motolâncias e dois helicópteros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para atuar no Carnaval do Recife; a cidade contará, ainda, com 13 unidades de saúde distribuídas entre os polos.

“Um dos principais diferenciais desse Carnaval é o reforço que teremos no Samu. Durante a festa, ofereceremos a maior frota de ambulâncias e motolâncias entre todos os Carnavais para prestar socorro aos pacientes com segurança e rapidez”, disse a secretária municipal de Saúde, Luciana Albuquerque.

Nas proximidades do Marco Zero, polo que deve concentrar o maior número de foliões durante as noites de Carnaval, será montado um posto médico que funcionará da sexta-feira (17) à Terça-feira Gorda (21) a partir das 19h. O espaço ficará localizado na Avenida Alfredo Lisboa, próximo ao Cais do Sertão. Socorristas também circularão pelas ruas do Bairro do Recife em motolâncias.

Para o desfile do Galo da Madrugada, o Samu instalará pontos fixos de atendimento na Praça Sérgio Loreto, na Avenida Dantas Barreto, no Pátio do Carmo, Rua do Sol e Praça da Independência (também conhecida como Praça do Diário). Os postos funcionarão das 7h às 19h. De acordo com a corporação, mais de 200 profissionais estarão de prontidão no dia do Galo. 

Prevenção de ISTs e redução de danos
Durante o Carnaval, serão distribuidos 1,3 milhão de preservativos masculinos e femininos e 300 mil sachês de gel lubrificante. A Secretaria de Saúde do Recife também disponibilizará testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites B e C na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, e no polo Ibura.

A Profilaxia Pós-Exposição (PeP) – estratégia administrada em casos de violência sexual, acidentes com usos de preservativos, contato com materiais perfurocortantes e relações sexuais sem preservativo – também será ofertada nas Policlínicas Barros Lima, em Casa Amarela; Arnaldo Marques, no Ibura; e Agamenon Magalhães, em Afogados.

No quesito redução de danos, serão oferecidas orientações, em postos de saúde, a usuários de álcool e drogas. Para evitar acidentes nos locais de festa, serão distribuídas cerca de 40 mil garrafas plásticas, que substituirão recipientes de vidro. 

Ana Paula Vilaça, coordenadora do RecentroAna Paula Vilaça, chefe de Gabinete do Recentro - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Guarda municipal
A prefeitura anunciou, ainda, que reforçará os quadros de segurança pública para o período de Carnaval. A “Operação Carnaval na Paz” terá início na sexta-feira (17), dia da abertura oficial da festa na capital, até a quarta-feira (22).

No Bairro do Recife, serão instaladas 45 câmeras de monitoramento, que fornecerão imagens dos principais acessos ao polo principal e de focos no público dos shows e eventos. 

Segundo a gestão, cerca de 560 guardas municipais atuarão no polo principal e nos polos descentralizados. Os profissionais trabalharão em integração com a Polícia Militar (PM), o Corpo de Bombeiros e Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU). Três postos de comando serão instalados no Bairro do Recife e 40 viaturas serão destinadas exclusivamente para a operação. 
 

Veja também

Newsletter