Logo Folha de Pernambuco

Estudo

Recife é a cidade mais inteligente e conectada do Norte e Nordeste, aponta ranking

A capital pernambucana foi a única cidade da região entre os 26 primeiros colocados

Movimento nas ruas do Centro do RecifeMovimento nas ruas do Centro do Recife - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

A cidade do Recife consolidou-se como o município mais inteligente e conectado das regiões Norte e Nordeste, em pesquisa divulgada na terça-feira (8), na 6ª edição do Ranking Connected Smart Cities. A cidade ainda avançou oito posições em relação ao último levantamento, saltando da 23ª para a 15ª em um total de 673 municípios analisados.  

Para o prefeito Geraldo Julio, o resultado do ranking é fruto de uma estratégia de desenvolvimento que envolve a atuação decisiva do poder público e a atuação dos diversos setores da sociedade. “Está na estratégia de futuro do Recife uma cadeia econômica que inclua as pessoas e sua capacidade de criar, inovar e se conectar. Costumo dizer que somos uma cidade sem petróleo, terras para agricultura ou grandes plantas industriais, mas temos na capacidade da nossa gente, nossa maior riqueza e o potencial é enorme”, disse o prefeito.

O Recife foi a única cidade do Norte e Nordeste entre os 26 primeiros colocados.“Esse resultado é resposta de uma série de soluções que foram realizadas nos serviços públicos e programas da prefeitura em áreas como educação, com a Escola do Futuro a robótica; mobilidade, invertendo prioridades e incluindo as pessoas; ciência, tecnologia e inovação, em parceria com o nosso parque tecnológico, entre tantas outras, que consolidaram esse avanço”, concluiu.

No ranking que avalia todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes, o Recife despontou nas áreas de empreendedorismo com a 8ª posição, Mobilidade e Acessibilidade, em 9º lugar, Tecnologia e Inovação em 11º e Saúde, com a  12ª posição em todo o país.

“O mais interessante deste ranking de cidades inteligentes e conectadas é que o processo considera a cidade inteligente como uma cidade sustentável. Uma cidade que pensa e que coloca as pessoas em primeiro lugar, e não apenas a tecnologia. Uma cidade inteligente não é uma cidade que usa intensivamente os recursos tecnológicos, mas que usa a tecnologia em favor das pessoas, pensando em oferecer melhores serviços e qualidade de vida para os cidadãos”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Guila Calheiros.

Este ano, as cidades consideradas as mais inteligentes e conectadas no ranking Connected Smart Cities foram São Paulo (SP), em primeiro lugar, Florianópolis (SC), em segundo, e Curitiba (PR), em terceiro. Fazendo o recorte nordestino da pesquisa, após o Recife temos Salvador (BA) e Fortaleza (CE), que aparecem em 27º e 29º, respectivamente. Os indicadores do Ranking Connected Smart Cities 2020 estão disponíveis no site https://www.connectedsmartcities.com.br/#ranking

Veja também

É "incerto" se a COP29 terá sucesso, diz comissário europeu
cop29

É "incerto" se a COP29 terá sucesso, diz comissário europeu

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índia
ERRO

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índia

Newsletter