Recife é a cidade mais inteligente e conectada do Norte e Nordeste, aponta ranking
A capital pernambucana foi a única cidade da região entre os 26 primeiros colocados
A cidade do Recife consolidou-se como o município mais inteligente e conectado das regiões Norte e Nordeste, em pesquisa divulgada na terça-feira (8), na 6ª edição do Ranking Connected Smart Cities. A cidade ainda avançou oito posições em relação ao último levantamento, saltando da 23ª para a 15ª em um total de 673 municípios analisados.
Para o prefeito Geraldo Julio, o resultado do ranking é fruto de uma estratégia de desenvolvimento que envolve a atuação decisiva do poder público e a atuação dos diversos setores da sociedade. “Está na estratégia de futuro do Recife uma cadeia econômica que inclua as pessoas e sua capacidade de criar, inovar e se conectar. Costumo dizer que somos uma cidade sem petróleo, terras para agricultura ou grandes plantas industriais, mas temos na capacidade da nossa gente, nossa maior riqueza e o potencial é enorme”, disse o prefeito.
O Recife foi a única cidade do Norte e Nordeste entre os 26 primeiros colocados.“Esse resultado é resposta de uma série de soluções que foram realizadas nos serviços públicos e programas da prefeitura em áreas como educação, com a Escola do Futuro a robótica; mobilidade, invertendo prioridades e incluindo as pessoas; ciência, tecnologia e inovação, em parceria com o nosso parque tecnológico, entre tantas outras, que consolidaram esse avanço”, concluiu.
No ranking que avalia todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes, o Recife despontou nas áreas de empreendedorismo com a 8ª posição, Mobilidade e Acessibilidade, em 9º lugar, Tecnologia e Inovação em 11º e Saúde, com a 12ª posição em todo o país.
“O mais interessante deste ranking de cidades inteligentes e conectadas é que o processo considera a cidade inteligente como uma cidade sustentável. Uma cidade que pensa e que coloca as pessoas em primeiro lugar, e não apenas a tecnologia. Uma cidade inteligente não é uma cidade que usa intensivamente os recursos tecnológicos, mas que usa a tecnologia em favor das pessoas, pensando em oferecer melhores serviços e qualidade de vida para os cidadãos”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Guila Calheiros.
Este ano, as cidades consideradas as mais inteligentes e conectadas no ranking Connected Smart Cities foram São Paulo (SP), em primeiro lugar, Florianópolis (SC), em segundo, e Curitiba (PR), em terceiro. Fazendo o recorte nordestino da pesquisa, após o Recife temos Salvador (BA) e Fortaleza (CE), que aparecem em 27º e 29º, respectivamente. Os indicadores do Ranking Connected Smart Cities 2020 estão disponíveis no site https://www.connectedsmartcities.com.br/#ranking