Logo Folha de Pernambuco

VACINAÇÃO

Municípios da RMR ampliam vacinação contra gripe para pessoas acima de 6 meses; confira locais

Região Metropolitana conta com mais de 100 locais de imunização; medida foi orientada pelo Ministério da Saúde

Vacinação contra influenza e Covid-19 no RecifeVacinação contra influenza e Covid-19 no Recife - Foto: Paullo Almeida/Folha de Pernambuco

Os municípios do Recife, de Olinda, de Paulista e de Jaboatão dos Guararapes ampliaram a oferta da vacina contra a Influenza para a população a partir dos seis meses de idade. A ampliação foi autorizada para todo o estado, na última quarta-feira (1º), pela Secretaria Estadual de Saúde, seguindo a orientação do Ministério da Saúde.

Essa expansão visa a prevenir o agravamento, a internação e a morte por causa da doença durante as estações mais frias, quando a incidência tende a aumentar. 

A Influenza, também conhecida como gripe, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções expelidas das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir e espirrar, ou pelo contato das mãos. A vacina contra a doença é atualizada anualmente para proteger das cepas mais recentes do vírus, sendo eficaz contra os tipos de H3N2, H1N1 e Influenza tipo B neste ano.

Pessoas doentes com quadros de febre e casos confirmados da Covid-19 devem adiar a vacinação contra a gripe até a recuperação, seguindo as recomendações médicas.

Saiba onde se imunizar contra o vírus: 

Recife
As vacinas já estão disponíveis em 170 salas, localizadas em unidades de saúde da família, unidades básicas tradicionais e policlínicas, além de cinco centros de vacinação instalados nos shoppings e o Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes, em Casa Forte.

Shopping Recife (9h às 19h): Rua Padre Carapuceiro, 777, Boa Viagem;
Shopping RioMar (9h às 19h): Avenida República do Líbano, 251, Pina;
Shopping Tacaruna (9h às 19h): Avenida Governador Agamenon Magalhães, 153, Santo Amaro;
Shopping Boa Vista (9h às 19h): Rua do Giriquiti, 48, Boa Vista; 
Centro de Saúde Ermírio de Moraes (8h às 18h): Avenida 17 de Agosto, 2388, Casa Forte.

Confira aqui todas as salas de vacinação.

Para agilizar a imunização, a Secretaria de Saúde do Recife recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS.

Olinda
A vacinação está disponível em todas as unidades de atendimento espalhadas pelo município, além do posto especial no Shopping Patteo, no bairro de Casa Caiada. 

Os atendimentos acontecem sempre de segunda a sexta, das 8h às 16h. Os interessados devem apresentar documentos pessoais de identificação e, de preferência, o cartão de vacinação.

Esquema de doses
O esquema vacinal varia de acordo com a faixa etária. Para essa primeira fase da campanha, ela é administrada em dose única. Já para crianças de 6 meses e menor de 6 anos são necessárias duas doses, a depender do esquema vacinal do ano anterior. Crianças nessa faixa etária que já tomaram esse imunizante antes só precisam de uma aplicação.

Paulista
Todas as faixas etárias a partir dos 6 meses de idade poderão buscar pelo imunizante, em qualquer uma das salas de vacina disponibilizadas pela gestão municipal. O público pode ser vacinado nestas unidades, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h.

Para tomar a vacina é necessário levar um documento de identificação com foto. Para as crianças, é necessário apresentar a Certidão de Nascimento e o cartão de vacina. 

Clique aqui para checar todos os pontos de vacinação. 

Jaboatão dos Guararapes
A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes também ampliou para o público em geral a vacinação contra a gripe. Os pontos de vacinação do município podem ser acessados através do site De Olho na Consulta, pelo link: https://deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br/.  

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter