Recife entra em estágio de atenção devido às chuvas desta quarta (29); Jaboatão tem maior acumulado
Chuvas desta quarta já eram previstas pela Apac
A Região Metropolitana do Recife (RMR) registrou chuvas moderadas na madrugada e início da manhã desta quarta-feira (29). A capital pernambucana entrou em estágio de atenção.
De acordo com o painel de monitoramento da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a cidade que mais choveu nas últimas 24 horas foi Jaboatão dos Guararapes, que acumulou 52,8 milímetros.
Os dados, atualizados às 6h50, apontam também que, no Recife, foram registrados 36,8 mm. Já em Olinda, 32,84 mm, e Camaragibe, 29,16 mm, sendo estes os municípios com maiores acumulados de precipitações.
O Centro de Operações do Recife (COP) emitiu um alerta amarelo, de "atenção", e informou que a capital pernambucana entrou em estágio de atenção às 6h30.
O RECIFE ENTROU EM ESTÁGIO DE ATENÇÃO NESTA QUARTA-FEIRA (29/05), ÀS 06h30
— Prefeitura do Recife (@prefrecife) May 29, 2024
Identificamos algumas ocorrências por causa das chuvas, como alagamentos. Dependendo de onde você esteja, sua rotina pode ser impactada. Nossas equipes estão trabalhando para reverter a situação. pic.twitter.com/YDXn87MhMb
"Identificamos algumas ocorrências por causa das chuvas, como alagamentos. Dependendo de onde você esteja, sua rotina pode ser impactada. Nossas equipes estão trabalhando para reverter a situação", destaca o comunicado. O COP também alerta para o pico de maré alta, previsto para ocorrer às 8h11, com 2 metros de altura.
Leia também
• Mostra inédita de xilogravuras de J.Borges em shopping do Recife
• Arcebispo dom Paulo Jackson recebe título de cidadão do Recife, dado pela Câmara Municipal
• Recife se torna 6ª capital com maior taxa de crianças alfabetizadas na idade certa
Chuvas devem seguir até julho
As chuvas desta quarta já eram previstas pela Apac, que aponta o Distúrbio Ondulatório de Leste como o causador das precipitações. O sistema é comum nos meses de maio, junho e julho.
"A previsão trimestral da Apac é que este período chuvoso será de normal a acima da média, o que indica que, essas chuvas na categoria moderada, com pancadas mais fortes, serão cada vez mais frequentes", afirma a Agência.