Logo Folha de Pernambuco

Mobilidade

Recife ganha novas ciclofaixas nos bairros de Santo Antônio e Hipódromo

A malha cicloviária do Recife vem recebendo destaque devido à sua evolução nos últimos anos

Ciclofaixa Santo Antônio, no RecifeCiclofaixa Santo Antônio, no Recife - Foto: Daniel Tavares/PCR

Duas novas ciclofaixas serão entregues nesta quinta-feira (5) pela Prefeitura da Cidade do Recife (PCR). Localizadas nos bairros de Santo Antônio, no Centro do Recife, e no Hipódromo, Zona Norte da cidade, as ciclofaixas fazem parte dos 10 quilômetros em maio pela gestão.

O trecho do Centro passará pela Ponte Maurício de Nassau, Rua Nova, Ponte Boa Vista, Rua Imperatriz e Rua do Hospício. 

Na Zona Norte, a rota ciclável passará pelas ruas Fonseca Oliveira, Madre Rosa Gatorno e Couto Magalhães. 



"O Recife vem investindo em segurança viária e em outros modos de transporte mais eficientes para promover uma mobilidade sustentável para a cidade, diminuindo os sinistros de trânsito. É uma nova forma de se deslocar que se fomenta e vemos que a população está aderindo a essa oportunidade", comentou Taciana Ferreira, presidente da CTTU.

Na área central do Recife, a Ciclofaixa Santo Antônio traz um projeto que interliga áreas de ruas pedestrianizadas, pontes e uso de urbanismo tático para adequar o desenho das vias à mobilidade dos ciclistas e dos pedestres.

O equipamento tem 1 km de extensão e segue o percurso da Ponte Maurício de Nassau, Rua Nova, Ponte Boa Vista, Rua Imperatriz e Rua do Hospício. 

A rota vai beneficiar, em média, 1.300 ciclistas diariamente e trará a experiência de espaço compartilhado entre ciclistas e pedestres nas ruas Nova e Imperatriz. O equipamento vai interligar a Zona 30 do Recife Antigo ao bairro da Boa Vista.

Já na Zona Norte, a Ciclofaixa Hipódromo interliga os equipamentos do Rosarinho e do Torreão. Com 1 km de extensão, a rota passará pelas ruas Fonseca Oliveira, Madre Rosa Gatorno e Couto Magalhães.

Atualmente, a capital pernambucana possui 157 km de ciclofaixas. 

Entre 2013 e 2021, o crescimento da malha cicloviária do Recife foi de 580% e, com as novas rotas, o Recife terá 80 km de equipamentos conectados entre a Zona Sul e a Zona Oeste e 72 km conectados entre o Centro e a Zona Norte. 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter