Logo Folha de Pernambuco

SAÚDE

Núcleo de Desenvolvimento Integral, com foco em TEA, é inaugurado no Ibura

Além de crianças com TEA, a unidade atenderá jovens de até 14 anos com TDAH e TOD, e terá mutirão de avaliação global nos próximos cinco sábados

Núcleo de Desenvolvimento Integral (NDI) é inaugurado na UPA-E do IburaNúcleo de Desenvolvimento Integral (NDI) é inaugurado na UPA-E do Ibura - Foto: Walli Fontenele/Folha de Pernambuco

A Prefeitura do Recife inaugurou na manhã deste sábado (20) o Núcleo de Desenvolvimento Integral (NDI), na Unidade Pública de Atenção Especializada Professor Fernando Figueira (UPA-E), no bairro do Ibura, Zona Sul do Recife.

A unidade também contou, em seu primeiro dia, com um mutirão de avaliação global em seu primeiro dia e a ação se repetirá nos próximos cinco sábados. 

O NDI inaugurado atenderá crianças e jovens de até 14 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno Opositor Desafiador (TOD) e outros transtornos.

A nova unidade conta com atendimentos na área de Neuropedriatria, Pediatria, Psiquiatria Infantil, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Serviço Social, Psicopedagogia e Nutrição. 

O novo núcleo tem 14 salas para profissionais, brinquedoteca, um jardim sensorial e um ginásio de reabilitação, e promete realizar mais de 3000 atendimentos por mês.

Dentre um dos beneficiados pelo NDI está Arthur Felipe, criança de oito anos com TEA. Para a mãe do menino, Keliene Rodrigues, o atendimento é de grande importânica, especialmente para a evolução das crianças.

"As sessões de fonoaudióloga, terapia ocupacional, psicóloga são muito importantes para a evolução e desenvolvimento deles, para que eles possam evoluir na questão de inclusão social", apontou.

Keliene Rodrigues e seu filho Arthur ao lado do prefeito João Campos e da Secretária da Saúde Luciana AlbuquerqueKeliene Rodrigues e seu filho Arthur ao lado do prefeito João Campos e da Secretária da Saúde Luciana Albuquerque. Foto: Walli Fontenele/Folha de Pernambuco.

O núcleo também proporcionará uma avaliação global, que é um diagnóstico a partir de uma atuação conjunta de profissionais de diversas áreas, o acompanhamento e as terapias necessárias ao melhor desenvolvimento de crianças e adolescentes.

O Prefeito do Recife, João Campos, ressaltou a importância da inauguração do NDI e prometeu entregar mais dois centros até o meio do ano.

"A gente sabe que há um crescimento muito grande de casos de TEA recentemente e que precisamos encontrar mecanismos novos para enfrentar esses desafios. Então o Recife vai ter os três centros até o meio do ano, que é um compromisso que fizemos em 2020, ainda na campanha eleitoral, e será cumprido, assim como a gente prometeu", afirmou João Campos.

João Campos no NDI do IburaJoão Campos no NDI do Ibura. Foto: Walli Fontenele/Folha de Pernambuco.

Além do Ibura, os bairros que receberão os próximos núcleos serão o da Mustardinha e o Arruda. A Secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, grantiu também que a gestão já está trabalhando em mais outras três.

"Além dessas três que a gente inaugura até o meio do ano, estamos trablhando em mais três. Então a gente dobra a promessa do prefeito João Campos no seu projeto de Campanha. A ideia é que até o fim do ano a gente consiga entregar o NDI do Albert Saiben, que é uma policlínica que a gente já tem, perto da Jaqueira, e no centro da cidade, na Rua Sete de Setembro, um Núcleo de Desenvolvimento Centro em Reabilitação próprio, único e exclusivo para essas terapias de reabilitação intelectual. A outra fica para a nossa próxima gestão, que é um CER IV e é o nosso maior centro, onde a gente vai poder oferecer as quatro terapias", garantiu.

Secretária da Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, inaugura NDI ao lado de João CamposSecretária da Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, inaugura NDI ao lado de João Campos. Foto: Walli Fontenele/Folha de Pernambuco.

Mutirão

O NDI Recife da UPA-E do Ibura também contou um mutirão de avaliação global para pacientes na fila de espera da rede municipal de saúde. Ao todo, foi ofertado, no somatório de hoje e dos próximos cinco sábados, atendimento para 659 pacientes, na faixa etária de 0 a 17 anos. Eles aguardavam em lista da Central de Regulação do Recife e foram previamente contactados por telefone.

Entre os 28 profissionais que atuarão nas avaliações globais, estão assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos e terapeutas ocupacionais.

Criança é atendida por especialistas no novo NDI do IburaCriança é atendida por especialistas no novo NDI do Ibura. Foto: Walli Fontenele/Folha de Pernambuco.

 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter