Logo Folha de Pernambuco

Vacinação

Recife começa a aplicar a quinta dose contra a Covid para idosos a partir de 80 anos

Imunização do novo grupo poderá ser feita com ou sem agendamento 

Vacinação de idosos contra a Covid-19Vacinação de idosos contra a Covid-19 - Foto: Marcos Pastich/PCR

No Recife, a vacinação de idosos contra a Covid-19 avança para a quinta dose. A partir desta quinta-feira (24), pessoas com idade acima de 80 anos podem receber a dose de reforço da vacina contra o coronavírus, com ou sem agendamento. Na cidade, estimam-se que 21.800 pessoas nessa faixa etária estão aptas a serem imunizadas. 

O imunizante utilizado para este público, nesta etapa da vacinação, será o da Pfizer/BioNTech.  A definição foi apresentada pelo Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação e validada junto aos representantes municipais em encontro da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) realizado na última segunda-feira (21).

Para agendar a imunização, é preciso acessar o site https://conecta.recife.pe.gov.br ou o aplicativo Conecta Recife

Já por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento, as vacinas são aplicadas de domingo a domingo (consultar horário de cada local), em Centros de Vacinação montados em quatro shoppings da capital: Recife, em Boa Viagem; RioMar, no Pina; Boa Vista, no Centro; e Tacaruna, na Zona Norte.

No dia escolhido para a vacinação, é preciso apresentar documento de identificação, além de comprovante de que já completou o ciclo vacinal, para agilizar o atendimento. Serão aceitos tanto o cartão de vacinação como o Certificado Digital de Vacinação, disponível no Conecta Recife.

A decisão de imunizar os idosos com 80 anos ou mais foi tomada  para garantir uma proteção mais intensa desse grupo, que apresenta uma perda progressiva da imunidade com o avanço da idade, visando a evitar agravamento do quadro ou internamentos. Além disso, tem sido considerada a confirmação da circulação de duas novas variantes e também o aumento no número de casos de Covid-19 no Estado.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter