Recife inicia vacinação contra Covid-19 em crianças com oito anos ou mais na quarta-feira (26)
O agendamento para a nova faixa etária beneficiada já está disponível no site ou aplicativo do Conecta Recife
Crianças com oito anos ou mais poderão ser vacinadas contra a Covid-19 no Recife a partir desta quarta-feira (26). O agendamento para a nova faixa etária beneficiada já está disponível no site ou aplicativo do Conecta Recife.
Além disso, continuam sendo vacinadas, com prioridade, crianças de cinco a 11 anos com doenças neurológicas crônica, autismo, comorbidade ou deficiência permanente (doenças raras, deficiência física, intelectual, visual ou auditiva), Síndrome de Down.
A Prefeitura do Recife alerta que a vacinação das crianças deve cumprir um intervalo de 15 dias (antes ou depois) entre as demais vacinas do calendário de imunização do público infantil.
No ato do cadastro para receber o imunizante, é preciso anexar documento oficial da criança, comprovante de residência em nome de um dos pais ou responsável legal, documento oficial com foto que comprove filiação/responsabilidade.
Para comprovar comorbidade ou deficiência permanente, é obrigatório anexar um laudo ou declaração informando a condição. O modelo do documento está disponível no Conecta Recife e deve ser preenchido e assinado por um médico. Ele deve conter a respectiva Classificação Internacional de Doenças (CID) da doença/condição. Os documentos anexados no Conecta Recife também precisam ser levados no dia agendado para vacinação.
Leia também
• Pontes do Recife recebem nova pintura; veja imagens
• Nesta semana, Recife terá vacinação itinerante contra Covid-19 em nove comunidades; confira locais
• Mais dois centros de testagem para Covid-19 passam a funcionar no Recife
Os pais ou responsáveis devem estar presentes no momento da vacinação e munidos de documento de identificação do adulto e da criança, além do comprovante de residência do Recife. Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deve ser autorizada por um termo de consentimento por escrito. Para esses casos, além do termo de autorização, a pessoa que for acompanhar a criança deve levar documento que comprove a relação de parentesco, bem como o documento da criança e o comprovante de residência.
“A vacina salva vidas e garante que a gente possa enfrentar com maior segurança a pandemia do coronavírus. Então, todos vocês, pais, mães e responsáveis, devem fazer o agendamento de maneira imediata para a gente garantir a imunização de todas as crianças do Recife que têm 8 anos ou mais”, afirmou o prefeito da cidade, João Campos.
A Secretaria de Saúde do município (Sesau) montou Centros de Vacinação exclusivos para atender o público infantil: na sede do Sest/Senat, no Porto da Madeira; na UFPE, na Cidade Universitária; na Faculdade Universo, na Imbiribeira; e Unicap, na Boa Vista. O imunizante utilizado é o da Pfizer. A vacina está sendo aplicada de domingo a domingo, das 7h30 às 18h30.
No Recife, a vacinação infantil conta com um cartão especial e as crianças também ganham um Certificado de Criança Super Vacinada. No Certificado, o MC Gotinha ostenta uma capa de super-herói e o documento traz dizeres de incentivo, em linguagem jovem e contemporânea. A criança também ganha um livro de literatura infantil, do programa de incentivo à leitura da Secretaria de Educação.
Até o momento, 2.291 crianças entre 5 e 11 anos já foram vacinadas contra a Covid-19 na capital pernambucana, o que representa 1,44% de cobertura vacinal, já que, segundo estimativa do Ministério da Saúde, baseada no IBGE, Recife tem 159.558 crianças nessa faixa etária.