Recife inicia vacinação contra a Covid-19 em idosos a partir de 85 anos; saiba como agendar
Dando continuidade ao plano de vacinação na cidade do Recife, a Prefeitura da Cidade iniciou, na manhã desta quarta-feira (27), a imunização de idosos com idade igual ou superior a 85 anos. São nove centros de vacinação, totalizando 65 salas de vacina, além de três pontos de drive-thru para contemplar moradores de todas as áreas da cidade.
Com a iniciativa, o município avança para a segunda etapa do Plano Recife Vacina com as 16.520 doses recebidas da vacina Oxford/AstraZeneca, enviadas pelo Ministério da Saúde. Em ato simbólico realizado na última terça-feira (26), os dez primeiros idosos a se cadastrarem para receber a vacina foram vacinados no Centro Comunitário da Paz (Compaz) Ariano Suassuna, no Cordeiro.
Leia também
• Ipojuca inicia vacinação de idosos com mais de 85 anos
• Ministérios Públicos endurecem o jogo quanto a vacinação
• Municípios dão início à etapa de vacinação contra Covid-19 para idosos; saiba como fazer cadastro
A secretária-Executiva da Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Andressa Barkokebas, explica que todos os centro de vacinação e os drives-thru estão sendo organizados de maneira a evitar aglomerações. "Então, por isso a necessidade do agendamento. É uma forma de evitar fila evitar aglomeração e, quando o idoso é cadastrado e agendado, nós podemos proporcionar para ele o maior conforto nesse sentido de não haver aglomeração, e eles ficam menos expostos aos riscos de uma contaminação."
Alguns familiares já trouxeram seus parentes idosos para a vacinação. Esse é o caso de Renata Amorim, 35 anos, que acompanhou o avô Cícero Felizardo, de 86. “Ele acordou cedo. Está me chamando desde ontem. Ele tá querendo se vacinar desde o início. Ele sabe que é importante a vacinação e queria se sentir mais protegido. Fico feliz porque isso incentiva a minha avó que é idosa e tá com um pouco de receio da vacinação.”
Cleonice Vitor, 86 anos, veio acomapanhada da filha Silvana. Ela disse estar na "esperança de dias melhores" agora que tomou a vacinação e aguarda a vez de os seus familiares na fila pela imunização. "Estava na expectativa. Tenho sete filhos, vim com a caçula. Eu disse 'meu Deus faça com que venha logo para todos eles'. Porque eu sinto uma falta muito grande de abraçar meus filhos", contou.
Seu José Rocha também contou que permaneceu em casa durante todo o período de quarentena e que a vacina não é motivo para relaxar nos cuidados com a saúde. "Vou seguir me cuidando sim", disse. "Fiquei em casa, permaneci em casa até hoje", completou. Arcâncio Gomes, 86, também prometeu que se cuidaria após tomar a primeira dose da vacina. Ele, que é apelidado de "Padre" no Sport Clube do Recife, onde trabalha, não disfarçou a alegria por ter tomado a primeira dose.
"O povo aqui atendeu muito bem. Me sinto fora do comum, uma coisa extraordinária. Nós que estamos nesta situação, que é o mundo inteiro, estamos sofrendo muito. Mas quando a gente chega aqui parece que alivia total. Eu, por exemplo, estou tão feliz", disse.
Agendamento
Para vacinar, é necessário realizar o agendamento do dia, horário e local em que receberão a dose. Assim, o cidadão que integra os grupos prioritários nessa fase da vacinação poderão realizar o cadastro por meio do site Minha Vacina ou ainda pelo aplicativo Conecta Recife, cujo app está disponível nas lojas PlayStore, para Android; e AppStore, para dispositivos iOS.
Andressa Barkokebas destaca também a importância dos familiares no ato de cadastramento e agendamento. "O que a gente reitera é a importância dos familiares nesse processo. Então, se os familiares puderem ajudar o idoso a fazer esse cadastramento e agendamento, eles vão poder ter acesso aos nove centro que hoje estamos inaugurando, além dos três drive-thru."
Ainda no quesito dificuldades de acesso, a secretária destacou que caso haja alguma limitação com internet, o usuário pode procurar as unidades da atenção básica do Recife, em que profissionais vão pode orientar os idosos nesse processo. "Nos centros de vacinação, caso tenha alguém com dificuldade no processo, os profissionais vão poder também auxiliar no agendamento. Então, eles vão fazer o cadastro e agendamento e assim poderão voltar para receber a sua dose," detalhou.