Logo Folha de Pernambuco

imunização

Recife inicia vacinação contra a poliomelite; campanha será a última com a vacina em gotinhas

A meta é vacinar 66.489 crianças de zero a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). O município recebeu 67.640 doses da vacina

Campanha de vacinação contra a pólioCampanha de vacinação contra a pólio - Foto: Ikamahã/Sesau

A Secretaria de saúde do Recife inicia a vacinação de crianças menores de cinco 5 contra a Poliomielite na segunda-feira (27).

A ação faz parte da Campanha Nacional, que vai até o dia 14 de junho. A iniciativa visa a imunizar contra a doença e prevenir a reintrodução do poliovírus no Brasil. Esta também será a última campanha que utilizará a vacina oral, em gotinhas.

No Recife, a meta é vacinar  66.489 crianças de zero a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). O município recebeu 67.640 doses da vacina.

Crianças com menos de 1 ano deverão receber a vacina conforme o esquema primário, que inclui três doses da vacina inativada poliomielite (VIP). As outras crianças, de 1 a 4 anos, serão vacinadas com a forma oral (VOP), desde que já tenham completado o esquema primário com a VIP.

"A vacinação é a nossa principal ferramenta para manter o Brasil livre da poliomielite. É fundamental que alcancemos altas coberturas vacinais para proteger todas as nossas crianças e evitar a reintrodução do vírus no município", destaca a coordenadora do Programa de Imunização do Recife, Elizabeth Azoubel.

O fim do Zé Gotinha
A campanha também se insere em um momento de transição para o País, que passará a adotar exclusivamente a vacina injetável (VIP) para todas as doses de reforço a partir do segundo semestre de 2024.

Este será, portanto, o último ano em que a vacina oral, em gotinhas, será utilizada.

A meta da cobertura vacinal da poliomielite é de 95% da população. Nos últimos anos, as coberturas no Recife foram de 61,40% (2021), 63,35 (2022) e 70,90% (2023).  

"As vacinas VIP e VOP são diferentes entre si. Embora as duas imunizem contra a poliomielite, a VIP é injetável, com três cepas poliovírus (1,2 e 3), feita apenas com partículas do vírus.  Já a VOP, que é a de gotinhas, é feita com o vírus enfraquecido, com duas cepas (polivírus 1 e 3)", informa Azoubel.

A vacina da poliomielite está disponível nos cinco centros de vacinação e 170 salas de vacina espalhadas pelos oito distritos sanitários do município.

Risco de reintrodução
A poliomielite é uma doença grave, marcada por paralisia flácida, que geralmente afeta de forma assimétrica e irreversível os membros inferiores.

A vacinação contra a poliomielite é composta por três doses aplicadas aos 2, 4 e 6 meses de idade, com doses de reforço aos 15 meses e aos 4 anos.

No Brasil, o último caso da doença foi registrado em 1989.  Em 1994, o País foi certificado como livre da circulação do poliovírus selvagem. Todavia, em 2023, o Brasil foi classificado como de alto risco para a reintrodução do vírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC).

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter