Logo Folha de Pernambuco

imunização

Recife inicia vacinação contra Covid-19 de bebês 6 a 11 meses sem comorbidades neste sábado (19)

A vacinação ocorrerá mediante agendamento no aplicativo ou site do Conecta Recife

Vacina contra Covid-19 da PfizerVacina contra Covid-19 da Pfizer - Foto: David Ryder/Getty Images via AFP

Um dia após o Governo de Pernambuco liberar a vacinação contra a Covid-19 para bebês de 6 a 11 meses sem comorbidades, a Prefeitura do Recife divulgou que iniciará a imunização para o público dessa faixa-etária a partir deste sábado (19). De acordo com a gestão da cidade, a capital pernambucana tem cerca de 8.700 crianças nesse novo grupo.

A vacinação ocorrerá mediante agendamento no aplicativo ou site do Conecta Recife e vai contecer em quatro Centros de Vacinação da cidade: Shoppings Recife e Riomar, na Zona Sul; Shopping Boa Vista, na área central da cidade; e também no Sítio Trindade, em Casa Amarela, na Zona Norte. A vacina será aplicada de domingo a domingo.

A vacina utilizada será a Pfizer Baby, que possui um frasco com a tampa na cor vinho e é diferente dos demais imunizantes do laboratório. O imunizante, que é injetável, é aplicado na coxa da criança.

O esquema vacinal será feito em três doses, sendo as duas primeiras com intervalo de 21 dias (três semanas), seguidas por uma terceira dose que deve ser administrada pelo menos 2 meses (oito semanas) após a segunda dose. A vacina contra a Covid-19 pode ser aplicada sem necessidade de intervalo entre as demais do calendário de vacinação de rotina. 

De acordo com a prefeitura da cidade, no ato do cadastro, é preciso anexar documento oficial da criança, comprovante de residência em nome de um dos pais ou responsável legal, documento oficial que comprove filiação/responsabilidade. Os pais ou responsáveis devem estar presentes no momento da vacinação e munidos de documento de identificação do adulto e da criança, além do comprovante de residência do Recife.

Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deve ser autorizada por um termo de consentimento por escrito, cujo modelo oficial da Secretaria também está disponível no Conecta Recife. Para esses casos, além do termo de autorização, a pessoa que for acompanhar a criança deve levar documento que comprove a relação de parentesco, bem como o documento da criança e o comprovante de residência.

No Recife, o registro das doses anticovid dessa população será efetuado na caderneta ou cartão de vacina que a criança já possua e é destinado à anotação de outras vacinas do calendário infantil. No dia da vacinação, o público também receberá um Certificado de Criança Super Vacinada, uma forma de estimular as crianças na hora da aplicação da vacina.

A liberação da vacinação para esse grupo foi aprovada pelos membros do Comitê Técnico Estadual de Acompanhamento da Vacinação, durante reunião realizada nessa quinta-feira (17). A decisão foi baseada na baixa procura de pais e responsáveis pela imunização de crianças de 6 meses a menores de 2 anos com comorbidades, disponível desde o último sábado (12). 

Veja também

Rússia lançou pela primeira vez um míssil intercontinental contra Ucrânia, afirma Kiev
RÚSSIA X UCRÂNIA

Rússia lançou pela primeira vez um míssil intercontinental contra Ucrânia, afirma Kiev

General preso orientava líderes de acampamento no QG do Exército
atentado

General preso orientava líderes de acampamento no QG do Exército

Newsletter