Logo Folha de Pernambuco

Vacina em Pernambuco

Recife inicia vacinação de grupos prioritários contra a Covid-19

A técnica em Enfermagem Maria José da Silva, de 32 anos, moradora da comunidade do Detran, foi a primeira a ser imunizada

Vacinação no Hospital Provisório da rua dda AuroraVacinação no Hospital Provisório da rua dda Aurora - Foto: Marcos Pastich/PCR Imagem

A campanha de vacinação contra a Covid-19 no Recife segue e, nesta terça-feira (19). Trabalhadores da linha de frente do Hospital Provisório do Recife, na rua da Aurora, receberam as primeiras doses.

A técnica em Enfermagem Maria José da Silva, de 32 anos, moradora da comunidade do Detran, na Iputinga, na Zona Oeste do Recife, foi a primeira a ser imunizada. Ao receber a vacina, a profissional dedicou o momento aos colegas da enfermagem.

“Por tudo que a gente vive no dia a dia, no hospital, dá medo, muitas vezes, mas agora estou mais aliviada. A gente esperava há muito tempo por esse momento. A vacina é para o bem de todos, para tudo voltar ao normal”, declarou a profissional, que mora na comunidade do Detran, na Iputinga.

Segundo a prefeitura, nesta primeira etapa, 13 equipes volantes da Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) circularão por unidades de saúde, instituições de longa permanência para idosos e residências inclusivas para vacinar o primeiro grupo priotário.

O Recife recebeu, do Ministério da Saúde, um total de 66,2 mil doses, o que garante o esquema vacinal para 33,1 mil pessoas, uma vez que a Coronavac necessita de aplicação em duas doses.

Os primeiros vacinados da Capital são trabalhadores de saúde da linha de frente; idosos acima de 60 anos que vivem nas Instituições de Longa Permanência e os trabalhadores desses locais; e pessoas com mais de 18 anos com deficiência severa que moram em residências inclusivas. As equipes itinerantes seguirão um cronograma para vacinar o público-alvo nos próximos dias.

De acordo com a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, a previsão é concluir a primeira etapa em até três semanas. 

“Pela característica do público desse primeiro momento, vamos até essas pessoas, para dar melhor acesso aos idosos e as pessoas com deficiência, e para evitar que os profissionais saiam dos postos de trabalho. É um passo importante no enfrentamento à pandemia, e uma alegria saber que começamos a proteger nossa população, mas também é fundamental que as pessoas continuem seguindo as recomendações como distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos”, disse a secretária.

A secretária reforça que a segunda dose para quem começou a ser imunizado está garantida e começará a ser aplicada a partir de 15 dias da administração da primeira dose. O início da próxima fase da campanha, no entanto, dependerá do envio de novas doses pelo Ministério da Saúde.

Próxima fase 
Com a chegada de mais doses e a possibilidade de ampliar o público, a Prefeitura do Recife passará a dispor de 65 salas de vacinação em nove pontos espalhados pela cidade.

O plano será dividido em quatro fases, com duração de um mês cada, e etapas - subdivisões que vão variar de acordo com o número de doses recebidas.

Os módulos seguintes serão atendidos em nove centros de vacinação, com 65 salas, e três pontos de drive thru.

Locais definidos para o 2º módulo - total de 65 salas
Compaz Dom Helder - 8 salas
UCIS Guilherme Abath - 5 salas
Escola Nilo Pereira - 8 salas
Compaz Miguel Arraes - 4 salas
Escola Governador Miguel Arraes - 8 salas
Geraldão - 8 salas
Escola Nadir Colaço - 8 salas
UPA-E Ibura - 8 salas

Já os drive-thru serão no Geraldão, no campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e no Parque da Macaxeira.  

Nas etapas seguintes, os recifenses deverão usar o aplicativo Recife Conecta para fazer cadastro. O cidadão poderá escolher local e horário de atendimento para receber sua dose. Pontos de apoio serão montados para o cadastro físico de quem não tem acesso à internet.

Veja também

É "incerto" se a COP29 terá sucesso, diz comissário europeu
cop29

É "incerto" se a COP29 terá sucesso, diz comissário europeu

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índia
ERRO

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índia

Newsletter