Logo Folha de Pernambuco

Prevenção

Recife instala equipamentos de distribuição gratuita de preservativos em locais de grande circulação

Os primeiros equipamentos foram instalados nos mercados públicos da Boa Vista, Madalena e Encruzilhada

Equipamento de distribuição de preservativosEquipamento de distribuição de preservativos - Foto: Ikamahã-Sesau

Equipamentos de distribuição gratuita de preservativos estão sendo instalados em locais de grande circulação no Recife. A iniciativa da Prefeitura da cidade em parceria com a ONG internacional AIDS Healthcare Foundation (AHF) tem o objetivo de ampliar o acesso da população a camisinhas femininas e masculinas e estimular a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Os primeiros equipamentos foram instalados na manhã desta quarta-feira (13) nos mercados públicos da Boa Vista, na área central da capital pernambucana; da Madalena, na Zona Oeste; e da Encruzilhada, na Zona Norte. 

De acordo com a gestão municipal, a AHF financiou a produção e envio de dez totens de armazenamento. Cada um deles possui capacidade para saída de cerca de 7,2 mil camisinhas e serão colocados pela prefeitura em locais estratégicos da cidade ao longo deste mês de abril, como nos demais mercados públicos da cidade e no campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

O setor de ISTs, HIV, Aids e Hepatites Virais, da Vigilância em Saúde do Recife, ficará responsável pela oferta e reabastecimento dos insumos.

“A camisinha é a principal forma de prevenção das ISTs, sendo a barreira de mais fácil acesso à população. É importante trabalhar as questões de prevenção na sociedade porque, dessa forma, conseguimos diminuir os riscos de adoecimento desse público por causa de ISTs e frear a transmissão dessas doenças”, afirmou o coordenador da Política de Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis do Recife, Airles Ribeiro. 

Prevenção
A Prefeitura do Recife reforça que oferece serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento precoces para ISTs na Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Policlínica Gouveia de Barros, na Boa Vista.

Nesses locais, atuam equipes multiprofissionais compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e psicólogos, que disponibilizam assistência clínica e psicossocial, indicação de profilaxias primárias e secundárias para infecções oportunistas e sexualmente transmissíveis; além de indicação e manejo de terapia antirretroviral.

A gestão da cidade informou, ainda, que a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife oferece, de forma rotineira, testagem rápida no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Policlínica Gouveia de Barros e também na Policlínica Salomão Kelner, em Água Fria, Zona Norte. 

Veja também

Newsletter