Recife

Recife integra programa do Governo Federal para potencializar acesso de jovens a tecnologias sociais

O Programa Estação Juventude foi disponibilizado para 20 capitais brasileiras

Compaz Dom Helder Câmara, na Joana BezerraCompaz Dom Helder Câmara, na Joana Bezerra - Foto: Marcos Pastich/Prefeitura do Recife

O Recife será uma das capitais beneficiadas pelo Programa Estação Juventude, criado pelo Governo Federal para potencializar o acesso a tecnologias sociais, com intenção de promover e garantir os direitos dos jovens.

A capital pernambucana é uma das 20 beneficiadas pela iniciativa, que trará um aporte de até R$ 500 mil para a implementação do programa via Secretaria Executiva de Juventude do Recife. 

O local escolhido para receber os investimentos foi o Compaz Dom Hélder Câmara, na Joana Bezerra. A previsão é de ser implantado primeiro semestre do próximo ano.

O projeto visa a beneficiar residentes das áreas vulneráveis próximas ao Compaz, com foco nos jovens de 15 a 29 anos cadastrados no CadÚnico e/ou com renda inferior a um salário mínimo.

Serão priorizados jovens afrodescendentes, jovens em situação de conflito com a lei, mães jovens solo, jovens LGBTQIAPN+ e jovens com deficiência.

A iniciativa tem o objetivo de ampliar o acesso de jovens às políticas, programas e ações que garantam seus direitos de cidadania e promovam sua inclusão e participação social; estabelecer redes de apoio para a emancipação da juventude, focando especialmente nos jovens vulneráveis e oferecer tecnologia social através de formações e oficinas que promovam autonomia e fortaleçam conexões sociais.

Além disso, a ideia é também implementar um Laboratório de Juventude Criativa para potencializar iniciativas culturais e da Economia Criativa entre as juventudes.

As atividades a serem desenvolvidas pela Estação Juventude na cidade são:

Central de Informações Estação Juventude
Uma Central de Informações para Juventudes sobre os serviços/ programas da Prefeitura do Recife, do Estado e do Governo Federal oferecidos aos jovens e realizar encaminhamentos de acordo com suas necessidades e momento de vida, utilizando um sistema de monitoramento do ciclo de vida dos jovens atendidos.

COMPAZ Dom Helder Câmara, no RecifeCompaz Dom Helder Câmara - Marcos Pastich/Prefeitura do Recife


Oficinas de Trajetórias
Serão desenvolvidas oficinas de projetos de vida para apoiar a reconstrução das trajetórias de jovens nas dimensões de inclusão, autonomia e participação em diálogo.

Fortalecimento da Rede de Emancipação Territorial
Haverá a construção de uma rede de gestores e atores sociais estratégicos no território para apoiar e promover trajetórias de inclusão, autonomia e participação dos jovens por meio de parcerias e encaminhamentos, visando garantir efetivamente os direitos juvenis.

Realização da Ação Específica Local
Oficinas de dança e economia criativa vão ser desenvolvidas, a partir de demandas específicas para responder a questões e potencialidades locais das juventudes.

Implementação de Laboratório de Juventude Criativa
Um laboratório de experimentação e inovação dedicado ao desenvolvimento dos jovens e à melhoria da qualidade de vida na comunidade, por meio de projetos e cursos focados na economia criativa, será implementado. O objetivo é fortalecer a autonomia dos jovens por meio do acesso ao conhecimento, educação, emprego, cultura e tecnologia.

Veja também

Equador inicia racionamento de energia para enfrentar grave seca
AMÉRICA DO SUL

Equador inicia racionamento de energia para enfrentar grave seca

Autoridades americanas dizem que hackers iranianos ofereceram informações de Trump à equipe de Biden
ESTADOS UNIDOS

Autoridades americanas dizem que hackers iranianos ofereceram informações de Trump à equipe de Biden

Newsletter