Recife irá retomar tratativas para compra de vacinas contra Covid-19
A Prefeitura do Recife irá retomar tratativas para aquisição de vacinas contra a Covid-19. O anúncio foi feito pelo prefeito João Campos, nesta quarta-feira (24), logo após a autorização dada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para compra de vacinas de forma independente pelos municípios.
Em janeiro, o prefeito João Campos já havia formalizado a intenção de compra de um milhão de doses da vacina contra a Covid-19 diretamente ao Instituto Butantan.
Leia também
• Rio de Janeiro retoma vacinação de idosos contra Covid-19 após 8 dias sem doses
• Começa distribuição de 3,2 milhões de doses da vacina contra Covid-19
• Vacinação na Europa tropeça em escassez, desinformação e desorganização
Doses do imunizante poderão ser compradas pelos municípios em caso de descumprimento do Plano Nacional de Imunização (PNI) pelo Governo Federal ou de insuficiência de doses para imunizar a população.
Com a decisão do Supremo Tribunal Federal, uma medida provisória que foi editada possibilita que os municípios façam essa negociação. A partir de hoje, eu autorizei a nossa equipe a poder buscar os laboratórios de todo o mundo que tenham capacidade de vender a vacina para o Recife”, informou João Campos.
Um comitê foi criado em dezembro de 2020, ainda no período de transição para a gestão do prefeito João Campos, para tratar da vacinação contra o novo coronavírus no Recife. O grupo de trabalho atua em duas frentes: uma de diálogo com o Ministério da Saúde, dentro do PNI, e outra para o desenvolvimento de um plano de vacinação próprio caso o diálogo com o Governo Federal não avance.
João Campos ainda informou que um consórcio de prefeitos também tenta garantir imunização para mais municípios. “A segunda frente que será criada será através da FNP, a Frente Nacional de Prefeitos. Nós estamos construindo um consórcio que poderá adquirir vacinas e distribuir para os municípios brasileiros”, completou.
Confira o anúncio do prefeito: