Logo Folha de Pernambuco

Imunização

Recife libera vacina bivalente contra a Covid-19 para público com 18 anos ou mais

Na capital, o novo público-alvo é de 519.482 habitantes

Vacina bivalente contra a Covid-19Vacina bivalente contra a Covid-19 - Foto: Fabio Rodrigues-Pozzembom/Agência Brasil

Os moradores do Recife com 18 anos ou mais já podem receber a vacina bivalente contra a Covid-19. A imunização acontece sem a necessidade de agendamento nas mais de 150 salas de imunização da cidade e mediante marcação para quem deseja ser imunizado nos shoppings.

Para receber o reforço bivalente, é preciso ter tomado, no mínimo, duas doses do imunizante anticovid e ter recebido a última há, pelo menos, quatro meses. No Recife, o novo público-alvo é de 519.482 habitantes.

De acordo com a gestão da cidade, o agendamento para a vacinação nos shoppings Recife e RioMar, na Zona Sul; Tacaruna e Boa Vista, na área central, ou no Centro Médico Ermírio do Moraes, na Zona Norte, deve ser feito no site ou aplicativo do Conecta Recife, a partir das 18h desta terça-feira (25).

Os endereços e horários de funcionamento das mais de 150 salas de vacinação, onde o público poderá ser imunizado por demanda espontânea podem ser conferidos clicando aqui. A oferta da vacina se limitará à disponibilidade dos imunizantes nos locais. 

"Estamos reforçando as equipes para atender a um público que foi bastante ampliado em relação à etapa anterior. Estamos também adotando todos os procedimentos operacionais e de logística para garantir o abastecimento das unidades e atender bem a população", informou a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque. 
 


No dia escolhido para a vacinação, é preciso apresentar documento de identificação, além do comprovante de vacinação. Caso o munícipe tenha concluído o esquema em outra cidade, também deverá apresentar um comprovante de residência e um documento que comprove a idade ou condição.

"Desde o início da campanha da bivalente, vacinamos 56.047 pessoas no Recife. É fundamental ampliarmos essa cobertura, porque a prevenção é melhor forma de cuidar da saúde”, afirmou Luciana Albuquerque.

A Prefeitura do Recife reforça que os públicos anteriores devem continuar recebendo a vacina bivalente. São eles:

- Idosos a partir de 60 anos, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto)
- Trabalhadores da saúde que atuam em estabelecimentos da capital pernambucana
- Pessoas a partir de 12 anos que sejam imunocomprometidas, com deficiência permanente ou com comorbidade. 

A decisão de ampliar o público segue a recomendação do Ministério da Saúde, divulgada nessa segunda-feira (24). A bivalente aumenta a imunidade contra o vírus da cepa original e a variante Ômicron BA.1 ou BA.4/BA.5. 

O imunizante, que possui perfis de segurança e eficácia semelhantes aos das vacinas monovalentes, é armazenado em um frasco com a tampa na cor cinza.

Veja também

Ministério da Saúde prepara linha de cuidado para pessoas com albinismo
INTEGRAÇÃO

Ministério da Saúde prepara linha de cuidado para pessoas com albinismo

Novo esboço da COP29 propõe que países ricos paguem US$ 250 bi anuais para financiamento climáticos
MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Novo esboço da COP29 propõe que países ricos paguem US$ 250 bi anuais para financiamento climáticos

Newsletter