Logo Folha de Pernambuco

Violência

Recife oferta serviço de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência; veja como obter

De 12 a 18 de outubro, é celebrada a Semana Nacional de Prevenção da Violência na Primeira Infância

Violência contra menoresViolência contra menores - Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Na Policlínica Lessa de Andrade, localizada no bairro da Madalena, Zona Norte do Recife, a Secretaria de Saúde da capital pernambucana oferta o Centro de Referência para o Cuidado de Crianças, Adolescentes e suas famílias em situação de violência (Cercca) como ferramenta de enfrentamento a vítimas da violência.

O espaço disponibiliza atendimentos com psicólogo, assistente social e médico, além de fazer encaminhamentos para outros programas e serviços que atuam nesse segmento.

Entre os dias 12 e 18 de outubro, é celebrada a Semana Nacional de Prevenção da Violência na Primeira Infância. Além de atender por demanda espontânea, o espaço também acolhe os casos encaminhados por diversas instituições do Sistema de Garantia de Direitos, entre eles Conselho Tutelar, Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA), escolas e outros serviços de saúde.

No Centro, é feita uma abordagem multiprofissional para identificar e tratar casos de crianças e adolescentes que tenham vivenciado experiências de violência de qualquer tipo: desde as autoprovocadas até aquelas praticadas por parentes ou de forma coletiva, podendo ser de natureza física, sexual, psicológica ou de negligência e abandono. 

Entre os métodos utilizados, está o Canto do Brincar que, através de brincadeiras, jogos, imagens, histórias e fantasias, permite que eles possam expressar conflitos e impasses. 

“Diante de um fenômeno marcado pelo silêncio, como é o da violência, o falar é privilegiado como fator de mudanças. O Canto do Brincar reforça a importância da brincadeira como ferramenta de fala para as crianças, e também para o fortalecimento de laços e participação dos responsáveis na vida delas”, ressalta o coordenador do Cercca, João Villacorta.

Os atendimentos realizados no Cercca são feitos de forma sistematizada com cada paciente e suas famílias, proporcionando um processo terapêutico individualizado, que busca a reorganização da situação sofrida pela vítima através da reconstrução de relações afetivas e reaproximação de dinâmicas familiares.

Além disso, envolve a sensibilização de todos os profissionais do serviço de saúde para identificar as necessidades de atendimento que possam surgir durante o tratamento psicológico.

Ao todo, são disponibilizados 20 atendimentos por profissional, tendo em média, 80 famílias atendidas por semana.

No local, também é oferecido serviço de assessoria jurídica às vítimas que buscam a responsabilização do agressor, através de uma parceria com o Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social (Cendhec). O Cercca funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.

Veja também

Juiz adia indefinidamente anúncio da sentença de Trump no caso Stormy Daniels
Estados Unidos

Juiz adia indefinidamente anúncio da sentença de Trump no caso Stormy Daniels

O que se sabe sobre o míssil hipersônico russo 'Oreshnik' lançado contra a Ucrânia
míssil

O que se sabe sobre o míssil hipersônico russo 'Oreshnik' lançado contra a Ucrânia

Newsletter