Logo Folha de Pernambuco

Vacinação

Recife prorroga horário de vacinação estendido e monta postos volantes

Iniciativas são voltadas para três campanhas de imunização prorrogadas pela SES-PE

Campanha de vacinaçãoCampanha de vacinação - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

A partir desta terça-feira (3), nove unidades de saúde do Recife se revezarão para oferecer mais uma opção para quem tem dificuldade de buscar vacinação em horário comercial. A Prefeitura do Recife (PCR) ainda montará postos volantes em vários locais de grande circulação de pessoas. 

As iniciativas são voltadas para três campanhas de vacinação que foram prorrogadas pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) até 13 de novembro: focadas em crianças de um ano a menores de cinco contra poliomielite, crianças e adolescentes menores de 15 anos para atualização da caderneta de vacina e pessoas de 20 a 49 anos contra o sarampo.

As nove unidades em horário estendido funcionarão das 8h às 21h. Na terça-feira, três locais estarão abertos no horário: Policlínica Albert Sabin, na Tamarineira; Policlínica Gouveia de Barros, na Boa Vista; e Centro de Saúde Joaquim Cavalcante, nos Torrões. 

Na quarta-feira (4), as Policlínicas do Pina e Lessa de Andrade, na Madalena, vão funcionar até mais tarde.

Já na quinta-feira (5), a população pode se imunizar à noite no Centro de Saúde Gaspar Regueira Costa, no Barro; e na Upinha Rio da Prata, no Ibura.

Por fim, na sexta-feira (6), a vacinação acontece nas Policlínicas Salomão Kelner, em Água Fria; e Clementino Fraga, no Vasco da Gama.

A PCR alerta que, com o objetivo de evitar concentração de pessoas nas unidades, a Secretaria de Saúde orienta que quem tiver disponibilidade de se imunizar no horário comercial deve procurar a unidade de saúde mais próxima de casa.

As vacinas inclusive continuam sendo oferecidas nas mais de 140 unidades de saúde do Recife, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A lista das salas de vacinação está disponível no site da Prefeitura do Recife.

Postos volantes

Os postos volantes começam a funcionar nos oito Distritos Sanitários do município a partir desta quarta-feira (4) até a sexta (6). A vacinação vai acontecer, das 8h às 16h, na Praça da Rua Frei Cassimiro (Santo Amaro); na Praça do Hipódromo (Hipódromo); no Parque da Jaqueira (Jaqueira); próximo ao terminal de ônibus de Roda de Fogo (Torrões); Creche Municipal de Afogados (Afogados); Praça Marechal Soares D'Andréa (Ipsep); Polo do Programa Academia da Cidade Buriti (Praça do Buriti, Macaxeira); em frente à Capela de Santo Expedito (Ibura). Além disso, com a intenção de atingir um maior número de pessoas, as equipes da Sesau vão realizar a imunização em conjuntos habitacionais e em áreas de grande circulação de crianças nos DS.

Cobertura vacinal
A cobertura vacinal da campanha de imunização contra a pólio aplicou mais de 27 mil doses - número que representa apenas 32% da meta do Recife de vacinar pelo menos 95% das 80 mil crianças de um ano a menores de cinco anos, mesmo que já tenham tomado a vacina anteriormente.

A campanha de atualização da caderneta de vacinas para adolescentes menores de 15 anos oferece 17 imunizantes do calendário nacional, como BCG, meningocócica, febre amarela, HPV, pentavalente, rotavírus, pneumocócica, varicela, hepatites A e B, DTP e outras.

Pais ou responsáveis devem avaliar a necessidade de cada adolescente. Esta campanha é seletiva e, portanto, não foi estabelecida nenhuma meta de vacinação pelo Ministério da Saúde.

Já a Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo é voltada para todas as pessoas de 20 a 49 anos, mesmo que já tenham tomado a vacina tríplice viral anteriormente. Foram aplicadas até então pouco mais de 35 mil doses da vacina, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.

Ainda podem se vacinar as crianças e jovens de cinco a 19 anos que nunca tomaram a tríplice viral ou não tenham comprovação de ter completado o esquema vacinal recomendado, seja na infância ou em outro momento da vida.

Quem está com as doses em dia, já teve sarampo ou tem mais de 50 anos não precisa se preocupar.
 

Veja também

Newsletter