Chuvas

Recife realiza ações de limpeza em rios e canais que cortam o município

Desde a última sexta-feira (3), quando a ação começou, mais de 300 toneladas de lixo foram retiradas do rio Beberibe

Equipes da Emlurb realizam limpeza em rios e canaisEquipes da Emlurb realizam limpeza em rios e canais - Foto: Rodolfo Loepert/Prefeitura do Recife

Com o intuito de melhorar o escoamento da água da chuva, a Prefeitura do Recife, em parceria com o Governo de Pernambuco, está intensificando as ações de limpeza de alguns canais e trechos de rios que cortam a cidade, como os rios Beberibe, Tejipió e Jiquiá. Desde a última sexta-feira (3), quando a ação começou, mais de 300 toneladas de lixo foram retiradas do Beberibe com o auxílio de 17 caminhões caçamba e 20 funcionários na parte operacional. 

Na terça-feira (7), a ação começou em trechos do rio Tejipió e foram removidas, até o momento, 50 toneladas de resíduos sólidos. O serviço está sendo realizado por 15 colaboradores com o apoio de duas escavadeiras, uma retroescavadeira, cinco caminhões basculantes e dois barcos. 

De acordo com a presidente da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) e secretária de Infraestrutura da cidade, Marília Dantas, as ações de limpeza dos canais começaram no início do ano com a Ação Inverno, mas, por conta das chuvas, algumas localidades precisam novamente de limpeza

“Foram mobilizados novamente esses serviços de limpeza de canais e agora com foco em alguns trechos de rios que são importantes para o escoamento da água, como trecho do rio Beberibe, e trecho do rio Tejipió. Desde o início dessa limpeza, já foram retiradas cerca de 350 toneladas de resíduos dessas localidades e espera-se que o número aumente porque tem uma quantidade de resíduo muito grande para ser retirado”, destacou. 

Além da etapa de limpeza na macrodrenagem, a Emlurb também realiza intervenções nas vias da cidade, removendo os entulhos, principalmente nas áreas que ficaram completamente alagadas com as fortes chuvas

“Além dessa etapa de limpeza na macrodrenagem, que são as limpezas dos canais, também há uma outra etapa ocorrendo paralela a isso, que são as limpezas das vias para poder minimizar essa quantidade de resíduos que poderão chegar aos rios. Normalmente, em um mês, são retiradas cerca de 45 mil toneladas de resíduos domiciliares da cidade, mas desde o dia 23 [de maio] já foram removidos das vias da cidade cerca de 58 mil toneladas”, pontuou a secretária. 

Cerca de 2.500 profissionais estão participando da limpeza da cidade, com serviços nas vias (remoção de entulhos, capinação, varrição, coleta domiciliar e seletiva) e limpeza de canais e riachos. A previsão é que cerca de 23 canais e trechos de rios recebam a ação de limpeza até agosto, e 30 mil toneladas sejam retiradas nas localidades que estão programadas. 

Além dos rios Beberibe e Tejipió, 15 homens com uma pá carregadeira e cinco caminhões atuam em dois trechos do rio Jiquiá, o primeiro entre as ruas São Miguel e Dr. José Rufino. O segundo trecho fica na rua Passo da Santa Cruz, e, até o momento, já foram removidas 80 toneladas de resíduos. O canal da Roda de Fogo, na rua Arthur Coutinho, também conta com uma equipe de 15 homens com uma retroescavadeira e três caminhões.

Descarte regular do lixo

A secretária Marília Dantas ressalta a importância da população utilizar os equipamentos disponibilizados pela prefeitura para o descarte regular do lixo

“A prefeitura disponibiliza ecoestações, pontos de entrega voluntária, em algumas localidades lixeiras comunitárias, e existe, também, uma coleta regular em alguns locais para que a gente consiga fazer o descarte do lixo corretamente. A participação da população é fundamental no descarte correto desses resíduos”, acrescentou. 

Veja também

Pesquisadores britânicos descobrem novo grupo sanguíneo
Saúde

Pesquisadores britânicos descobrem novo grupo sanguíneo

Financiador do Hezbollah se declara culpado perante a justiça americana
Hezbollah

Financiador do Hezbollah se declara culpado perante a justiça americana

Newsletter