Recife recebe 36 novos respiradores vindos da China
Até o momento, o município reúne uma estrutura com 289 UTIs e 682 enfermarias para pacientes com a doença
A Prefeitura do Recife recebeu, nesta semana, 36 respiradores artificiais da China. Os equipamentos chegaram após a administração do município entrar na Justiça para garantir a entrega dos aparelhos importados. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (17), pelo prefeito Geraldo Julio, que registrou ainda a marca de 15 mil recifenses recuperados da Covid-19.
“Trago hoje duas boas notícias no enfrentamento da pandemia. A primeira é que 15 mil recifenses estão curados da Covid-19. Pessoas que tiveram os exames confirmados e agora já estão curadas. E a segunda boa notícia é que recebemos 36 respiradores pulmonares chineses, que são resultado de um acordo judicial que a Prefeitura precisou promover. Todo mundo conhece como está a disputa global desse tipo de equipamento e nós estamos vencendo essa batalha. Recebemos esses respiradores e assim que eles estiverem instalados vamos passar para 300 leitos de UTI nos nossos hospitais de campanha e ajudar ainda mais a redução de ocupação da UTI em nosso Estado, que ontem alcançou o melhor número, que foi de 85%”, ressaltou Geraldo Julio.
No início de maio, a Procuradoria Geral do Município (PGM) entrou na Justiça para exigir a entrega dos ventiladores pulmonares adquiridos em março, junto à empresa Lifemed Industrial de Equipamentos e Artigos Médicos S/A, que pedia revisão de preços alegando reequilíbrio econômico financeiro do contrato.
A Justiça concedeu uma decisão liminar favorável à Prefeitura do Recife. Depois, a gestão municipal e a fornecedora fizeram um acordo judicial para garantir a entrega dos aparelhos importados da China, por R$ 106 mil cada. Eles vêm com certificados internacionais reconhecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Leia também
• Recife atinge a marca de 31 dias de diminuição nos novos casos da Covid-19
• Mais de R$ 160 milhões foram investidos no combate à pandemia do Recife
• Nova onda de casos pode acontecer, diz secretário de Saúde do Recife
As entregas dos equipamentos nas últimas duas semanas permitiram a abertura de 161 leitos de UTIs nos últimos dias, no Hospital Provisório Recife (HPR) 1, na Rua da Aurora, em Santo Amaro; no HPR 2, nos Coelhos, no HPR 3, na Imbiribeira, e no hospital de campanha erguido na área externa do Hospital da Mulher do Recife (HMR), no Curado.
Ao todo a Prefeitura do Recife chegou a 971 leitos abertos para pacientes com a Covid-19, sendo 289 UTIs e 682 enfermarias, distribuídos em sete hospitais de campanha municipais e duas outras unidades que têm leitos para tratamento da Covid-19, organizados pela Prefeitura. A estrutura erguida em menos de dois meses de pandemia permitiu que fossem realizados mais de 10.500 atendimentos, mais de 3.500 internações e 1.600 altas hospitalares.