Logo Folha de Pernambuco

SAÚDE

Recife recebe congresso ministrado por profissionais da área da saúde sobre riscos da obesidade

A EMAG ocorrerá desta sexta-feira (26) até a o próximo domingo (28)

As palestras serão direcionadas a profissionais e estudantes da área da saúdeAs palestras serão direcionadas a profissionais e estudantes da área da saúde - Foto: Inep/Divulgação

A EMAG, congresso sobre os riscos da obesidade para a sociedade, chega ao Recife nesta sexta-feira (26) e vai até o próximo domingo (28), no Mar Hotel Convention, em Boa Viagem, Zona Sul da capital.

Nos três dias de palestras, médicos, nutricionistas e profissionais de educação física ministrarão conteúdos sobre  tendências no tratamento da obesidade e estratégias de emagrecimento para a população, além de darem orientações sobre os impactos da doença para a saúde.

O objetivo da convenção é qualificar profissionais e estudantes da área da saúde - público-alvo da convenção - para tratar, da melhor maneira possível, portadores de obesidade. Ao todo, serão ministradas 17 palestras e a expectativa da organização é que 300 pessoas participem durante os três dias.

“Teremos grandes referências nacionais no assunto obesidade: Daniel Coimbra (nutricionista das estrelas, feito o DJ Alok e o humorista Whindersson Nunes); O PhD em ciências fisiológicas Jonato Prestes, o pesquisador em musculação e PhD De Salles, o médico ortopedista Pietro Mannarino, o fisiologista Fábio Ceschini, nutricionista Gustavo Duarte, nutricionista Janine Hampel”, revelou Flama Elias, profissional de educação física e coordenador científico do congresso.

Obesidade no Brasil e no mundo
A obesidade é uma doença crônica e multifatorial, definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o acúmulo anormal ou excessivo de gordura no corpo.

Ao todo, estima-se que cerca de 25% da população atual do Brasil sofre com obesidade. Além disso, a expectativa dos profissionais da saúde é de que o número cresca para 30% até 2030.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS, 2020), atualmente mais da metade dos adultos apresenta excesso de peso (60,3%, o que representa 96 milhões de pessoas), com prevalência maior no público feminino (62,6%) do que no masculino (57,5%). Já a condição de obesidade atinge 25,9% da população, alcançando 41,2 milhões de adultos.

Assim, o objetivo da EMAG é debater os perigos oferecidos pela doenças e propor sugestões aos profissionais da saúde para tratamento dos seus pacientes para que esses números diminuam.

Programação do evento
Sexta (26) - Abertura: 18h às 21h
Sábado (27):  08h às 18h
Domingo (28)- Encerramento:  08h às 18h

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter