Logo Folha de Pernambuco

Luto

Recife recebe II Simpósio sobre o Luto na próxima quarta-feira (30)

O evento acontecerá no Centro de Eventos Recife, da Faculdade Pernambucana de Saúde, na Imbiribeira

Com o intuito de proporcionar à sociedade reflexões acerca da morte e do luto, o Cemitério e Crematório Morada da Paz promove o II Simpósio sobre o LutoCom o intuito de proporcionar à sociedade reflexões acerca da morte e do luto, o Cemitério e Crematório Morada da Paz promove o II Simpósio sobre o Luto - Foto: Raniery Melo

Com o intuito de proporcionar à sociedade reflexões acerca da morte e do luto, o Cemitério e Crematório Morada da Paz promove o II Simpósio sobre o Luto na próxima quarta-feira (30).

O evento acontecerá no Centro de Eventos Recife, da Faculdade Pernambucana de Saúde, localizado na Imbiribeira, Zona Sul do Recife, das 14h às 21h30 e está com inscrições abertas no site Sympla. A primeira edição do evento aconteceu em Natal, no Rio Grande do Norte, em 2019. 

O público-alvo são profissionais e estudantes de psicologia, médicos, profissionais e estudantes da área de saúde em geral e demais interessados na temática. Para participar, os interessados devem levar 1 kg de alimento não perecível

Os alimentos arrecadados serão doados à Casa Vincular, projeto desenvolvido pela Comunidade dos Viventes em Recife, que atende pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social diariamente. 

O evento contará com a presença das professoras doutoras Maria Júlia Kovács e Elaine Alves, ambas da Universidade de São Paulo e referências nacionais sobre a temática, que contribuirão na discussão sobre morte e o luto no mundo pós-pandemia.

A programação do evento traz ainda palestras de outros profissionais da saúde. Haverá emissão de certificado para todos os participantes

Para a psicóloga especialista em luto do Morada da Paz, Mariana Simonetti, o debate sobre o luto é necessário porque, após a perda de um parente ou conhecido, é natural que se fique triste. É essencial, de acordo com a psicóloga, aprender a lidar com a ausência do outro e se cuidar durante o processo. “É possível desconstruir a ideia da morte como algo ruim. Mesmo sendo tão doloroso, é comum sentir o luto, mas também é necessário ressignificar essa dor”, explicou. 

Confira a programação completa: 

14h - Mesa redonda: “Os personagens ‘invisíveis’ da linha de frente: aqueles que também fizeram história na pandemia da Covid-19".
Maria Eunice - Psicóloga Clínica;
Stefani Santana - Enfermeira;
Beatriz Mendes e Simône Lira - Psicólogas do Morada Paz.
16h - "A experiência do cliente enlutado no contexto da pandemia." - Prof. Dra. Juliana Vieira;
16h40 - "A pandemia e seus impactos na relação humano/pet." - Dr. Marcell Gati - Veterinário e Izabella Braga, Anfitriã do Pet’s Cast e Associada Fundadora da abtPet;
17h20 - Intervalo;
18h45 - "A Covid-19 como desastre e suas consequências na saúde mental." - Prof. Dra. Elaine Alves
20h - "Reflexões sobre morte e luto no mundo pós pandemia." - Prof. Dra. Maria Júlia Kovács
21h - Roda de Discussão;
21h30 - Encerramento.

Veja também

Ministério da Saúde prepara linha de cuidado para pessoas com albinismo
INTEGRAÇÃO

Ministério da Saúde prepara linha de cuidado para pessoas com albinismo

Novo esboço da COP29 propõe que países ricos paguem US$ 250 bi anuais para financiamento climáticos
MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Novo esboço da COP29 propõe que países ricos paguem US$ 250 bi anuais para financiamento climáticos

Newsletter