Logo Folha de Pernambuco

manifestação

Recife recebe, neste domingo (20), marcha em alusão ao Dia da Consciência Negra

A concentração do ato será no Pátio do Carmo, no bairro de Santo Antônio

Manifestação é promovida pela Articulação Negra de Pernambuco (Anepe)Manifestação é promovida pela Articulação Negra de Pernambuco (Anepe) - Foto: Marlon Diego/Divulgação

Em alusão ao Dia da Consciência Negra, movimentos que integram a Articulação Negra de Pernambuco (Anepe) saem em marcha pelas ruas do Recife, neste domingo (20).

Durante a ação, serão realizadas intervenções artísticas de poetas, artistas visuais e músicos negros pernambucanos. O tradicional Afoxé Alafin Oyó também estará presente na marcha, junto à Batucada das Meninas, do Grupo Curumim.

A concentração do ato, que tem como tema “Faremos Palmares de novo: educação, saúde, trabalho e poder ao povo preto”, será no Pátio do Carmo, no bairro de Santo Antônio, área central da cidade, a partir das 13h. De lá, os grupos seguem para o Marco Zero, no Bairro do Recife, onde a manifestação termina. 

O Dia da Consciência Negra, celebrado deste domingo (20), surge com o objetivo de homenagear a luta de Zumbi e Dandara, líderes do Quilombo dos Palmares. A data também rememora a resistência das populações negras brasileiras, que há mais de 500 anos se articulam pelo fim do racismo institucional no país.

Articulação Negra de Pernambuco
A Articulação Negra de Pernambuco é uma rede de ativistas e organizações negras, que tem atuado no enfrentamento ao racismo no Estado. Atualmente, conta com cerca de 30 coletivos, organizações e movimentos vinculados. A atuação acontece por meio de denúncias, proposições e recomendações para a formulação, execução e avaliação de políticas públicas racialmente justas.

Serviço:
Marcha da Consciência Negra de Pernambuco 
Data: 20/11
Local: 13h, na Praça do Carmo, Centro

Veja também

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do Brasil
chuvas

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do Brasil

Cinco homens acusam indicada de Trump para Educação de permitir que fossem abusados quando menores
eua

Cinco homens acusam indicada de Trump para Educação de permitir que fossem abusados quando menores

Newsletter