Logo Folha de Pernambuco

TRÂNSITO

Recife: redesenhos urbanos reduziram em 37,7% o índice de sinistros de trânsito com vítimas

Documento desenvolvido pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Vital Strategies e CTTU foi apresentado nesta quinta (7)

Recife é objeto de pesquisa de sinistros de trânsitoRecife é objeto de pesquisa de sinistros de trânsito - Foto: Josenildo Gomes/CTTU

A cidade do Recife foi objeto de uma pesquisa apresentada nesta quinta (7), no 38º Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes (Anpet), realizado em Florianópolis. 

Após a análise de dados de sinistros de trânsitos com vítimas antes e depois da implantação de redesenhos urbanos da capital pernambucana, foi constatado que essas intervenções reduziram, em média, 37,7% o índice dessas ocorrências. 

A pesquisa foi desenvolvida por especialistas da Universidade Federal do Ceará (UFC) e pela Vital Strategies, parceira da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS), com apoio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU). 

Ao todo, foram analisadas 13 áreas nas diversas zonas da cidade. Locais como a Praça General Carlos Pinto, em Santo Amaro, área central, que chegou a reduzir em 50% o número de sinistros; e em Setúbal, na Zona Sul, onde a intervenção chegou a reduzir em 58% o número desses incidentes. 

"A CTTU vem fortalecendo as equipes de gestão de dados e a sua integração com as diversas áreas, o que só faz aumentar a segurança viária. No caso da engenharia de trânsito, conseguimos ter ações mais certeiras em locais com grande índice de sinistros para reduzir as mortes e os ferimentos e aumentar os impactos das ações", destaca a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

"A metodologia adotada nesta análise buscou isolar o efeito da intervenção e avaliar sua significância estatística. Portanto, os resultados mostram que há evidências estatísticas suficientes de que a implantação do urbanismo tático reduziu os sinistros com vítimas lesionadas", destacou Caio Torres, doutor em engenharia de transportes pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e coordenador do projeto.

Comportamento do condutor 

Além de analisar dados de sinistros de trânsito nesta pesquisa, a CTTU também analisa continuamente o comportamento dos condutores no Recife para reduzir os sinistros de trânsito a partir dos seus fatores de risco. 

Em pesquisas realizadas na capital pernambucana, nota-se que 35% dos usuários de motocicletas transitam acima dos limites de velocidade. Entre os veículos leves (carros comuns), 21% dos motoristas excedem os limites de velocidade. Com esses dados, a CTTU realiza intervenções de engenharia, fiscalização, educação e comunicação. 

Em intervenções como a de Jardim Monte Verde, no Ibura, houve uma redução de 50% dos veículos excedendo a velocidade de 30km/h na ladeira. Antes: 47% dos veículos trafegavam acima de 30km/h. Depois, 23,4%. Antes da intervenção, 92,7% das pessoas estavam se locomovendo pelo leito viário. Depois, houve uma redução de 98% e não foram observadas mais crianças andando na via.

Já na Rua Othon Paraíso, no bairro do Torreão, 79,6% dos veículos excediam a velocidade de 30 km/h antes do projeto. Depois, esse número caiu para 22,3%, decréscimo de 72%.

Ao todo, já são 50 áreas de urbanismo tático desenvolvidas no Recife, muitas delas já se tornaram permanentes, como é o caso do Rosarinho, da Rua do Hospício, da Avenida Conde da Boa Vista e da Avenida Governador Agamenon Magalhães.

Os números demonstram não apenas a redução de sinistros, mas também a redução de fatores de risco, como os de pessoas andando no leito viário. No Largo Dom Luiz, na Zona Norte do Recife, 43% dos pedestres andavam no leito viário antes da intervenção, depois, esse número reduziu para 0,6%. Além disso, a distância entre as travessias diminuiu 60%. Antes, os pedestres precisavam andar 26 metros; agora, apenas 11 metros.

Já na Rua da Palma, na área central, houve uma redução de 75% dos pedestres caminhando no leito viário. Agora, não há mais crianças sendo carregadas ou andando no leito viário. Antes, 9,6% das crianças andavam ou eram carregadas no leito viário.
 

Veja também

Blinken continuará trabalhando para acabar com conflito no Oriente Médio
Blinken

Blinken continuará trabalhando para acabar com conflito no Oriente Médio

Fazendeiro é condenado na Argentina por matança de centenas de pinguins
Argentina

Fazendeiro é condenado na Argentina por matança de centenas de pinguins

Newsletter