Recife registra 89% da chuva esperada para abril em 72 horas
A média histórica do mês na capital pernambucana é de 326,3 mm
O Recife registro,u entre a noite da última sexta-feira (9) e a manhã desta segunda-feira (12), um acumulado de 292 milímetros de chuva, de acordo com a Prefeitura do Recife (PCR).
Esse índice corresponde a 89% da chuva prevista para abril em apenas 72 horas. A média histórica do mês na capital pernambucana é de 326,3 mm.
Abril, é inclusive, o primeiro mês da quadra chuvosa, período que vai até julho e compreende a maior incidência de chuvas.
Leia também
• Cai árvore centenária do Imip por causa das fortes chuvas
• Apac renova alerta de chuvas no Recife pelas próximas 24 horas
• Apesar da chuva, recifenses saíram para vacinação contra Covid-19 neste domingo (11)
Nesta segunda-feira, o prefeito João Campos acompanhou a situação nos pontos mais críticos da cidade e esteve reunido com equipes da gestão para discutir as medidas que já estão em andamento para atender a população e mitigar os danos.
Ao todo mais de mil profissionais estão nas ruas, segundo o prefeito, acompanhando os efeitos das fortes chuvas no Recife.
“A intensidade [da chuva] é muito alta, a gente tem mais de mil profissionais da nossa equipe, entre CTTU, Emlurb e Defesa Civil, trabalhando de maneira permanente para poder mitigar os danos”, informou João Campos.
O prefeito destacou que o desafio é grande porque o Recife tem parte do território ao nível do mar e outra parte em áreas de morro. “Eram mais de 180 pontos de alagamento há 10 anos. Desses, 110 já foram resolvidos, então a mitigação está sendo feita. Ainda temos 70 pontos mais críticos, que fazem parte do plano de contingência para serem resolvidos com investimentos que a gente tem projetado para fazer ao longo dos próximos anos”, completou o prefeito.
Ocorrências
A Defesa Civil do Recife registrou 326 chamados da população até a madrugada desta segunda-feira (12), entre solicitações de colocação de lonas e pedidos de vistorias. Não houve ocorrências graves.
As equipes estão de prontidão para atender os chamados, que devem ser feitos pelo 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento acontece 24h por dia.
A Emlurb contabilizou, durante o final de semana, 38 ocorrências com árvores, todas já solucionadas.
Nesta segunda, foram registradas mais dez ocorrências.