Logo Folha de Pernambuco

Chuvas

Recife registra 89% da chuva esperada para abril em 72 horas

A média histórica do mês na capital pernambucana é de 326,3 mm

Alagamento causado pela chuva no RecifeAlagamento causado pela chuva no Recife - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

O Recife registro,u entre a noite da última sexta-feira (9) e a manhã desta segunda-feira (12), um acumulado de 292 milímetros de chuva, de acordo com a Prefeitura do Recife (PCR). 

Esse índice corresponde a 89% da chuva prevista para abril em apenas 72 horas. A média histórica do mês na capital pernambucana é de 326,3 mm. 

Abril, é inclusive, o primeiro mês da quadra chuvosa, período que vai até julho e compreende a maior incidência de chuvas.


 Nesta segunda-feira, o prefeito João Campos acompanhou a situação nos pontos mais críticos da cidade e esteve reunido com equipes da gestão para discutir as medidas que já estão em andamento para atender a população e mitigar os danos. 

Ao todo mais de mil profissionais estão nas ruas, segundo o prefeito, acompanhando os efeitos das fortes chuvas no Recife.

“A intensidade [da chuva] é muito alta, a gente tem mais de mil profissionais da nossa equipe, entre CTTU, Emlurb e Defesa Civil, trabalhando de maneira permanente para poder mitigar os danos”, informou João Campos. 

O prefeito destacou que o desafio é grande porque o Recife tem parte do território ao nível do mar e outra parte em áreas de morro. “Eram mais de 180 pontos de alagamento há 10 anos. Desses, 110 já foram resolvidos, então a mitigação está sendo feita. Ainda temos 70 pontos mais críticos, que fazem parte do plano de contingência para serem resolvidos com investimentos que a gente tem projetado para fazer ao longo dos próximos anos”, completou o prefeito. 

Ocorrências
A Defesa Civil do Recife registrou 326 chamados da população até a madrugada desta segunda-feira (12), entre solicitações de colocação de lonas e pedidos de vistorias. Não houve ocorrências graves. 

As equipes estão de prontidão para atender os chamados, que devem ser feitos pelo 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento acontece 24h por dia. 

A Emlurb contabilizou, durante o final de semana, 38 ocorrências com árvores, todas já solucionadas. 

Nesta segunda, foram registradas mais dez ocorrências.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter