Recife sedia exposição inspirada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
As esculturas estarão disponíveis de 26 de outubro e 26 de novembro na área externa do Cais do Sertão, no Bairro do Recife
A área externa do Cais do Sertão, no Bairro do Recife, área Central da Capital pernambucana, recebe entre os dias 26 de outubro e 26 de novembro a exposição 17 ODS para um Mundo Melhor, que apresenta esculturas feitas por artistas plásticos engajados em causas sociais inspiradas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - metas globais que integram a Agenda 2030 - pacto firmado por 193 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), incluindo o Brasil.
A abertura oficial será na próxima terça-feira (26), às 10h, com uma live-painting da artista plástica pernambucana Maria Xilo e a participação de alunos da Rede Municipal de Ensino do Recife. A transmissão será pelo perfil @17odsparaummundomelhor no Instagram. A exposição que objetiva democratizar o acesso à arte, já passou pelas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador.
O projeto concebido pela Toptrends, empresa especializada em marketing cultural, conta com o apoio do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial de Cultura; patrocínio do grupo Colgate-Palmolive; e apoio local da Empetur e da Prefeitura de Recife, através da Secretaria Municipal de Educação, que promoverá uma série de oficinas para levar as temáticas dos ODS para as salas de aula.
Leia também
• Senac Pernambuco realiza aulão gratuito de imersão no Enem
• Pernambuco registra, em 24h, quatro mortes e 138 casos da Covid-19
• Unidade móvel do Procon-Pernambuco estaciona no bairro de Peixinhos
Além das 17 esculturas de globos terrestres, com 1,8m de altura cada, utilizados como suporte tridimensional por artistas renomados, das mais variadas vertentes - Alexandre Truff, Mundano, Beatriz de Carvalho, Fabiano Al Makul, Priscila Barbosa, Maramgoní, Fernanda Eva, Pomb, Marcelo Stefanovicz e Consuelo Cornelsen, Giovanna Nucci, Binho Ribeiro e o coletivo SHN -, na capital pernambucana, a mostra contará com uma obra da artista Maria Xilo, que abordará o ODS 4, sobre educação inclusiva e de qualidade para todos.
De acordo com Catherine Duvignau, CEO da Toptrends, a exposição amplia o conhecimento da população sobre os ODS, evidenciando a urgência dessa pauta para a sustentabilidade do planeta. “Através da arte, vamos convidar a todos a refletirem sobre o papel de cada um de nós na construção de um mundo sustentável e mais inclusivo”, conclui.
A Agenda 2030 compreende que a cultura e a educação possuem um papel fundamental para promover as mudanças sociais necessárias para a construção de um futuro melhor para o planeta. A Colgate-Palmolive, patrocinadora do evento, tem o compromisso global de até 2025 ter 100% de todo o portfólio feito de embalagens recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis.
“A nossa estratégia de sustentabilidade e impacto social engloba obter a Certificação Lixo Zero (atesta a correta gestão de resíduos sólidos) para operações globais e a construção de 100% das novas fábricas com certificado LEED (para construções sustentáveis). Entre outras iniciativas, o nosso maior interesse é incentivar a indústria e nossos concorrentes a nos acompanharem nessa empreitada, para que estejamos alinhados a esses padrões na busca por um futuro mais sustentável”, destaca Nelson Malta, diretor de Marketing na Colgate-Palmolive do Brasil.