Logo Folha de Pernambuco

Imunização

Recife tem vacinação contra gripe e sarampo em shoppings, parques e zoológico neste fim de semana

Os imunizantes serão destinados aos grupos prioritários

Vacinação contra a gripe e sarampo será intensificada nesta semanaVacinação contra a gripe e sarampo será intensificada nesta semana - Foto: Ykamahã / Secretaria de Saúde do Recife

Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal contra a gripe e o sarampo no Recife, será disponibilizado, neste fim de semana, vacinação para os grupos prioritários no zoológico, shoppings e parques da cidade.

No sábado (28), os profissionais da Secretaria municipal de Saúde vão estar, das 8h às 18h, nos parques Dona Lindu, em Boa Viagem, Zona Sul da capital; e Jaqueira, no bairro homônimo, na Zona Norte.

Já das 9h às 19h, haverá imunização nos shoppings Recife, em Boa Viagem; e no Tacaruna, em Santo Amaro, área central.

No domingo (29), das 8h às 18h, as vacinas contra a gripe e o sarampo estarão disponíveis no Sítio Trindade, em Casa Amarela, Zona Norte, e das 9h às 16h no Zoológico Parque Estadual Dois Irmãos, no bairro de mesmo nome, também na Zona Norte da cidade.

Já das 10h às 21h, a vacinação acontece no shopping RioMar, no Pina, Zona Sul, e das 12 às 21h, no shopping Plaza, em Casa Forte, Zona Norte.

Podem receber a vacina contra o sarampo trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a menores de cinco anos.

Já o imunizante contra a influenza está sendo aplicado em crianças de seis meses a menores de cinco anos, idosos acima de 60 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores das redes de ensino pública e privada e pessoas com comorbidades e deficiência permanente. Além de caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.

Para receber as vacinas, a população prioritária deve apresentar documento de identificação, carteira de vacinação e o cartão SUS.

Além disso, profissionais das redes públicas e privadas de saúde e professores, por exemplo, devem levar comprovantes laborais, como crachás ou carteira de trabalho.

Já as gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente devem levar laudos médicos que comprovem a condição.

Segundo a gestão da cidade, até o momento, foram aplicadas, no Recife, 49.607 doses de vacina contra o sarampo - cobertura de 27,62% -, e 152.031 doses contra a influenza, com 31,7% de cobertura vacinal.

Veja também

Newsletter