Mamografia

Recife terá mamógrafo móvel com mais de 2,1 mil vagas durante mês de novembro

Exames serão feitos por demanda espontânea e ação deverá contemplar 27 diferentes pontos da capital pernambucana

Mamógrafo móvel Mamógrafo móvel  - Foto: IKAMAHÃ / SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE

Durante o mês de novembro, a cidade do Recife oferecerá mamógrafo móvel com 2.160 vagas para realização de mamografias gratuitas. Os exames poderão ser feitos por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento e os mamógrafos estarão espalhados em 27 pontos nos oito Distritos Sanitários da cidade. 

Para conferir os dias e locais de disponibilidade do mamógrafo móvel, basta acessar o link da programação disponibilizado pela prefeitura do município.

A ação é destinada a mulheres entre 50 e 69 anos. Para realizar o exame é necessário levar documento de identificação, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. Cada local terá 80 vagas disponíveis, metade pela manhã e outra metade à tarde.  Nos locais de realização dos exames serão exigidos o uso de máscara e o respeito ao distanciamento físico.

Os resultados serão disponibilizados na própria unidade em que o caminhão permaneceu ou na mais próxima do ponto da ação, após 30 dias.

As mulheres que não estão na faixa etária dos  50 e 69 anos, mas desejam realizar o procedimento, deverão procurar a unidade de saúde de referência e solicitar um encaminhamento. 

A iniciativa dará continuidade à ação de prevenção do câncer de mama, muito importante para a redução da mortalidade por esse tipo de câncer. O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) recomenda que mulheres de 50 a 69 realizem o procedimento a cada dois anos. 

Veja também

ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão
Horário de verão

ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão

Operação contra pirataria tira do ar 675 sites e 14 apps de streaming ilegal e prende suspeitos
Streaming ilegal

Operação contra pirataria tira do ar 675 sites e 14 apps de streaming ilegal e prende suspeitos

Newsletter