Logo Folha de Pernambuco

Recife

Recife terá programação especial para celebrar o Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha

Serão dois dias de atividades, em dois polos, um no Centro do Recife e outro na Zona Oeste da cidade

Uma das atividades previstas é a oficina de turbantesUma das atividades previstas é a oficina de turbantes - Foto: Edson Holanda/PCR

Celebrado nesta segunda-feira (25), o Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha é um símbolo de luta e resistência marcado pela união delas no combate ao racismo. Para marcar a data, a Prefeitura do Recife, numa ação em parceria entre as secretarias da Mulher, Saúde, Cultura, Juventude e Direitos Humanas, Esporte e Recentro preparou uma programação de dois dias de atividades educativas, culturais e de saúde.

Serão dois dias de atividade, a terça (26) e a quarta-feira (27), em dois polos, o Pátio de São Pedro, na Região Central da capital pernambucana, e na Policlínica Lessa de Andrade, no bairro da Madalena, Zona Oeste da cidade.

De acordo com Rose Santos, coordenadora de Política de Saúde da População Negra, as atividades pensadas têm foco na saúde da mulher negra e toda a sua integralidade. "A gente tem um olhar interseccional para trazer atividades e dialogar com outros setores por saber que a mulher negra é diversa e que a saúde da mulher inicia com com saberes africanos e afroindígenas", explicou Rose.

Atividades diversificadas

Abrindo a programação da terça-feira, profissionais de saúde vão estar no Pátio de São Pedro, das 8h às 17h, orientando a população sobre saúde bucal e distribuindo kits de higiene. Além disso, haverá aferição de pressão arterial e glicemia, vacinação contra covid-19, gripe e sarampo, testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e distribuição de preservativo.

Às 10h, no Memorial Chico Science, haverá a exibição do curta-metragem “As filhas do Vento”, seguido de debate com Mãe Equedje Nete de Oyá, no Memorial Chico Science. Das 14h às 16h, também no Pátio de São Pedro, ocorre a Feira da Ancestralidade. 

Na sequência, haverá Oficina de Turbante com Anaxé, para 25 mulheres. Às 18h, Angola Ifé realiza uma apresentação de capoeira, e a programação da Terça Negra Mulher será encerrada com as apresentações de Gabo do Carmo, Edilza Aires, Twerk Recife e Maracatu Baque Mulher.

Já na terça-feira (27), no auditório da Policlínica Lessa de Andrade, haverá palestra com o tema “Ancestralidade e (re) existência das mulheres negras: Pensando o cuidado em saúde das mulheres lésbicas, bissexuais e transexuais”, às 14h. Em seguida, será feita uma roda de diálogo e oficina de turbante.

Programação da Frei Caneca

A Frei Caneca FM, rádio pública do Recife, também participa das ações em alusão à data. Serão 24h de seleção musical exclusiva com mulheres negras, latinas e caribenhas. Serão tocados os sucessos de Lia de Itamaracá, Dona Cila do Coco, Isaar, Majur, Leci Brandão, Mariene de Castro, Dona Ivone Lara, Luedji Luna, Nubya Garcia, Omara Portuondo, Alice Coltrane, Linn da Quebrada e Rihanna. A programação da Frei Caneca FM está disponível pela 101.5 FM no Recife e região metropolitana ou pelo site da rádio de qualquer lugar do mundo.

Veja também

Newsletter