Logo Folha de Pernambuco

IRMANAMENTO

Recife vai se tornar cidade-irmã de Veneza; foco serão obras para conter avanço do nível do mar

Cidades são conhecidas por serem cortadas por águas

Comitiva de Veneza visitou a Prefeitura do RecifeComitiva de Veneza visitou a Prefeitura do Recife - Foto: Marlon Diego/Prefeitura do Recife

Conhecida como a Veneza brasileira, o Recife vai se tornar cidade-irmã de Veneza, na Itália, cidade célebre por seus canais e rios, tal qual a capital pernambucana. Um acordo de irmanamento está em vias de discussão entre as duas cidades. O foco será em obras de infraestrutura para contenção do aumento do nível do mar e de drenagem.

Equipes das duas gestões públicas estão debruçadas no projeto e uma reunião presencial foi realizada na sede da Prefeitura do Recife, na terça-feira (28). O prefeito João Campos recebeu o prefeito de Veneza, Luigi Brugnaro. No encontro, os gestores discutiram alguns pontos estratégicos para realizar futuros convênios de cooperação em áreas de interessa mútuo. 


"Recife é a Veneza brasileira e eu diria que Veneza é a Recife italiana. Temos rios e canais que são comuns às duas cidades e agora nós vamos construir uma agenda técnica com foco nas obras de infraestrutura para contenção do aumento do nível do mar e para a drenagem. Agradeço desde já pela disponibilidade em realizar esse trabalho conjunto", afirmou João Campos.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by João Campos (@joaocampos)

 

Para o prefeito da cidade italiana, a oportunidade nasce como forma de construir algo concreto entre as duas cidades. 

"Venho ao Recife há muitos anos e, pela primeira vez, vim conhecer o prefeito. Acredito que, junto com Veneza, poderemos contar o que o Brasil é hoje, o que foi, mas também o que pode ser. Mostraremos o que temos feito para combater as mudanças climáticas, mas também o nosso trabalho com fontes de energias renováveis e limpas. E vamos trabalhar por um intercâmbio, acima de tudo, cultural, com respeito mútuo, considerando as tradições de cada local", destacou.

Correspondência
As duas cidades-irmãs irão fundamentar a parceria no conceito de correspondência. Este conceito é percebido na rede mundial, em que cidades formam um conjunto e, dentro dele, estabelecem acordos de intercâmbio cultural e de partilha de conhecimento, ensino e políticas empresariais, além de outras atividades.

O irmanamento de cidades deriva da paradiplomacia, ou seja: da relação diplomática entre unidades subnacionais  neste caso, as cidades. Dessa forma, o irmanamento ocorre quando duas cidades realizam acordos paradiplomáticos para cooperarem em uma área de interesse mútuo.

Cidade de Veneza, na Itália (Foto: Pixabay)

Apelido
Banhado pelo Oceano Atlântico, pelos rios Capibaribe e Beberibe e cortada por dezenas de canais, o Recife tem muitas pontes e, por isso, passou a ser conhecido também como Veneza brasileira, justamente pela semelhança fluvial com a cidade italiana - Veneza também é cortada por diversos rios e canais.

O apelido à capital pernambucana foi dado pelo escritor francês Albert Camus, em 1949, durante visita ao município nordestino, que também chamou a cidade de "Florença dos Trópicos".

Assim como Veneza, o Recife integra a lista das cidades mais ameaçadas pelas mudanças climáticas. Nesse sentido, ambas buscam agora atuar de forma unificada para enfrentar esse desafio.

Veja também

Na Alemanha, Scholz pode buscar 2º mandato como chanceler após ministro descartar disputa
EUROPA

Na Alemanha, Scholz pode buscar 2º mandato como chanceler após ministro descartar disputa

BR-232: idoso morre e outras quatro pessoas ficam feridas após carro capotar em Vitória
Vitória de Santo Antão

Idoso morre e outras quatro pessoas ficam feridas após carro capotar na BR-232

Newsletter