Influenza

Recife zera estoque e pede mais 160 mil doses de vacina contra influenza ao Ministério da Saúde

Mais de 91 mil doses foram aplicadas nos últimos 15 dias na capital pernambucana

Vacina contra a gripeVacina contra a gripe - Foto: Marconi Meireles/Folha de Pernambuco

A Prefeitura do Recife formalizou, nesta sexta-feira (7), um pedido ao Ministério da Saúde para o envio de 160 mil doses da vacina contra a influenza. Segundo o prefeito João Campos, o estoque do imunizante na capital pernambucana acabou nesta sexta. Mais de 91 mil doses foram aplicadas nos últimos 15 dias na cidade.

"A gente zerou o nosso estoque de vacina em toda a cidade do Recife. E a gente está reinvidicando mais pelo menos 160 mil doses porque, com isso é suficiente para a gente garantir mais um mês de imunização na cidade", disse o prefeito, em comunicado.

João Campos reitera que uma nova vacina da gripe está sendo produzida pelo Butantan e deve chegar à campanha de vacinação em abril, mas reforça que as 160 mil doses solicitadas seriam usadas de maneira imediata. "Não é justo que o município seja penalizado porque ele é eficiente na vacinação e consegue zerar o seu estoque.

A capital pernambucana, bem como o Estado, enfrenta uma epidemia de influenza causada pelo subtipo A H3N2 do vírus. Dados da Prefeitura do Recife indicam que o índice de casos diários confirmados saltou de 8 para 138 entre os dias 13 e 29 de dezembro, com pico de até 314 casos em um só dia, 27 de dezembro.

Pernambuco contabiliza mais de 6 mil casos e 38 mortes relacionadas ao vírus da gripe. Do total de óbitos notificados no Estado, 23 foram no Recife.

Desde o início da campanha nacional de vacinação contra a gripe de 2021, em abril, o Recife aplicou mais de 599 mil doses. Entre 21 de dezembro e essa quinta-feira (6) a alta procura pelo imunizante se comprova pelos números: 91.624 doses foram aplicadas na rede municipal de saúde. 

Desde dezembro, a Secretaria de Saúde do Recife intensificou a vacinação contra a gripe na cidade e, atualmente, para além das 150 salas de imunização já existentes, que funcionam de segunda a sexta, das 8h às 16h, a vacina está sendo disponibilizada, também, nos postos montados em cinco shoppings da capital e em ações itinerantes em várias comunidades do município.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Folha de Pernambuco (@folhape)

Vacinas acabaram
Em nota enviada à Folha de Pernambuco, o Ministério da Saúde informou que "não possui pendência de doses de vacina" com nenhum estado. 

"As 80 milhões de doses adquiridas para a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza foram distribuídas aos estados e Distrito Federal de forma proporcional e destinada aos públicos específicos da campanha", informou o ministério que disse ainda estar acompanhando "com atenção" o aumento de casos de influenza em alguns estados. 

A pasta reitera que iniciou as tratativas junto ao Butantan para adquirir as vacinas para a campanha de imunização de 2022. 

"O imunizante encomendado é o recomendado pela OMS para o hemisfério sul e contempla em sua composição o vírus H3N2, circulante no país neste momento", finalizou o comunicado da Saúde.

Veja também

Ruanda inicia 1ª campanha de vacinação contra mpox na África
vacinas

Ruanda inicia 1ª campanha de vacinação contra mpox na África

Cientista premiada alerta sobre má utilização de tratamentos contra a obesidade
obesidade

Cientista premiada alerta sobre má utilização de tratamentos contra a obesidade

Newsletter