Logo Folha de Pernambuco

VACINA

Recifenses participam de campanhas de vacinação durante esta quarta de feriado

Idosos se vacinaram contra a Covid-19 e pais levaram filhos para receber a vacina contra a gripe

Dona Severina Pereira, 66 anos, aposentada, recebeu a segunda dose da vacina contra a Covid-19 no Parque do MacaxeiraDona Severina Pereira, 66 anos, aposentada, recebeu a segunda dose da vacina contra a Covid-19 no Parque do Macaxeira - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

A quarta-feira (21) de feriado não interrompeu a programação habitual da vacinação contra a Covid-19 no Recife. Os seis centros de imunização e os 11 pontos de drive-thru disponíveis na cidade funcionaram normalmente.

Na sede do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), no Bairro do Recife, onde fica localizado um ponto de drive-thru, o movimento foi tranquilo. Dona Severina Pereira, 66 anos, aposentada, aproveitou a manhã para receber a segunda dose da vacina.

“Estava na expectativa, sempre esperando o meu dia. Agora, estou mais alegre, não estou mais com medo”, disse. Após completar o ciclo da vacinação, Dona Severina também afirmou que está mais confiante e que seguirá com os cuidados necessários para evitar a doença, como o uso de máscara e o distanciamento social: “Vai ser do mesmo jeito, não muda nada”, contou.

No Parque da Macaxeira, na Zona Norte do Recife, onde é possível se vacinar tanto no carro como no ponto fixo, o movimento também foi tranquilo. Dona Vandete Salviano, 72 anos, aposentada, comemorou ao receber a segunda dose da imunização. “Agora, eu estou livre para voar. Porque não é brincadeira essa doença”, disse.

A capital pernambucana conta, ao todo, com 17 pontos de vacinação, entre salas e drive-thrus. Todos os locais funcionam das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo. As salas de vacinação ficam na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; na Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; e Centro de Saúde Sebastião Ivo Rabelo, no Ibura.

Já os drive-thrus, que permitem atendimento sem sair do veículo, estão localizados no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), na Tamarineira; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá; Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira; Parque da Macaxeira, na Macaxeira; Geraldão, na Imbiribeira; Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária; Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife; BIG Bompreço de Boa Viagem e BIG Bompreço de Casa Forte.

O agendamento pode ser feito no aplicativo Conecta Recife e no site Minha Vacina.

Gripe 

Ao contrário do que ocorreu com a campanha de imunização contra a Covid-19 no Recife, a vacinação contra a gripe foi reduzida nesta quarta-feira (21).  Apenas em três parques da cidade era possível receber a vacina: Sítio Trindade, em Casa Amarela; Parque 13 de maio, na Boa Vista; e Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. Já a maior parte das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas Tradicionais não funcionaram e reabrem nesta quinta-feira (22).

No Parque Dona Lindu, na Zona Sul do Recife, muitos pais aproveitaram o feriado para levar os filhos para se imunizarem contra os vírus Influenza. Conforme a Campanha Nacional de Vacinação, crianças de seis meses a menores de seis anos estão entre os grupos prioritários da primeira fase, que vai até o dia 10 de maio.

O contador Moab Aurélio levou o filho Arthur Farias, de quatro anos, para receber a vacina. “Conscientização e segurança para a família. Aproveitei que estava folgando no trabalho e já vim honrar com o compromisso da saúde dele”, disse. Para Moab, a prevenção dever ser buscada por toda a população. “São diversos vírus. É importante a gente estar se imunizando e se protegendo”, pontuou.

A dona de casa Milena Pereira levou os filhos Cauã, de dois anos, e Lavínea Beatriz, de um ano e seis meses, para a campanha de vacinação. “A gente está no meio de uma pandemia que não podemos saber se é gripe ou se é o coronavírus. Então, no que a gente puder se prevenir cada vez, é melhor”, afirmou. Ele também destacou a importância da imunização tanto contra a gripe quanto contra a Covid-19: “A única coisa que a gente tem segura hoje em dia, que pode confiar, é a vacina”.

Para a vacinação contra a gripe, a Prefeitura do Recife conta com 153 unidades da Secretaria de Saúde, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A lista completa está disponível no site do órgão. Além desses pontos, há também a vacinação nos três parques, que ocorre tanto nos dias de semana, das 8h às 17h, como aos sábados e domingos, das 7h às 19h. 

Veja também

Newsletter