Logo Folha de Pernambuco

Notícias

Reconhecimento facial para combater criminalidade será implantado em Pernambuco

Segundo a Secretaria de Defesa Social, um edital de concorrência pública deve ser lançado ainda no primeiro trimestre para escolher a empresa responsável pela tecnologia

Tecnologia já é utilizada em estados como a BahiaTecnologia já é utilizada em estados como a Bahia - Foto: Divulgação/SSP-BA

Pernambuco irá ganhar uma tecnologia de reconhecimento facial por videomonitoramento para combater a criminalidade. A Secretaria de Defesa Social (SDS-PE), por meio de nota, informou ao Portal FolhaPE que está trabalhando para adquirir e implantar o sistema no Estado.

Destaque na Bahia, a ferramenta, batizada de Projeto Vídeo-Polícia Expansão, foi implantada em cidades como Salvador, Feira de Santana e Jacobina - e, segundo dados de até 2 de janeiro deste ano da Secretaria de Segurança Pública daquele estado, 109 pessoas foram localizadas e presas. Outros estados do País, como Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraíba e Ceará, também usam a tecnologia.

Leia também:
Pernambuco registra em 2019 menor número de assassinatos de mulheres em 15 anos
Paulista registra 36,4% de redução nos homicídios durante atuação da Força Nacional


A SDS-PE espera aliar a tecnologia à segurança pública para facilitar a identificação de pessoas envolvidas em atos de violência, além de aprimorar o trabalho da polícia na localização de foragidos e condenados pela Justiça.

Segundo a pasta, um termo de referência vem sendo elaborado em conjunto com a Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI) e a Secretaria de Administração. Em seguida, um edital será publicado para licitação de uma empresa "que atenda às necessidades da segurança e ofereça o preço mais baixo". O documento deve ser publicado no primeiro trimestre deste ano. Ou seja, até o fim de março.

O sistema deverá cobrir, através de câmeras, passeios públicos, ruas, avenidas, pátios, praças, rodovias, ambientes internos de fluxo controlado, ambientes internos e externos de fluxo livre e áreas de orla. Com a tecnologia, quando um criminoso for reconhecido, será emitido um alerta ao Centro Integrado de Operações da Secretaria de Defesa Social (Ciods), que irá encaminhar uma viatura para levar a pessoa à delegacia, onde será confirmada - ou não - a prisão. "Um protocolo de atuação das polícias a partir da incorporação dessa tecnologia também está sendo elaborado", acrescentou a SDS-PE em nota.

A nova tecnologia se juntará a outros esforços de combate à criminalidade em Pernambuco, como o Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (ABIS) para coleta e emissão de RGs, o banco de perfis genéticos de condenados do Instituto de Genética Forense Eduardo Campos (IGFEC), hoje o maior do País, e também o Laboratório de Combate à Lavagem de Dinheiro da Polícia Civil.

Outras informações serão dadas pela Secretaria de Defesa Social quando forem concluídos os processos internos de projeto e planejamento e a fase de concorrência pública.

Veja também

General preso orientava líderes de acampamento no QG do Exército
atentado

General preso orientava líderes de acampamento no QG do Exército

México garante proteção como refugiado a ex-ministro do Equador detido
CORRUPÇÃO

México garante proteção como refugiado a ex-ministro do Equador detido

Newsletter