Recorde: 28.395 migrantes ilegais chegaram à costa da Inglaterra em 2021
O número chega a ser o triplo do ano anterior
Um número recorde de 28.395 migrantes fez a perigosa travessia do Canal da Mancha em barcos precários até a Inglaterra em 2021, mais que o triplo do ano anterior, de acordo com a agência de notícias britânica PA.
Em comparação, em 2020 houve cerca de 8.400 chegadas nessas pequenas embarcações que cruzam uma das rotas de navegação mais movimentadas do mundo.
O fenômeno não para de crescer desde que em 2018 foram fechados os acessos ao porto francês de Calais (de onde parte a maior parte dos barcos para a Inglaterra) e ao túnel sob o Canal da Mancha que os migrantes costumavam cruzar escondidos nos numerosos caminhões que passam por lá diariamente.
Leia também
• Pessoa não identificada entra na Coreia do Norte pelo Sul, diz Seul
• Ausências de equipe hospitalar por covid dobram em um mês na Inglaterra
• Número de novos imigrantes cresce 24,4% no Brasil em dez anos
Só em novembro de 2021, quase 6.900 pessoas chegaram às costas inglesas em barcos precários, incluindo um recorde de 1.185 em um único dia, informou a PA citando dados do Ministério do Interior britânico.
Essas crescentes chegadas clandestinas se transformaram em um pesadelo político para o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, que havia prometido maior controle sobre a imigração após o Brexit.
As travessias também são uma fonte comum de tensão entre os governos britânico e francês: o primeiro considera insuficientes os esforços feitos pelo segundo para evitar que os barcos saiam de suas costas, apesar da ajuda econômica de Londres para o reforço da vigilância.
O contexto ficou ainda mais tenso após o naufrágio de uma embarcação em novembro no Canal da Mancha no qual morreram 27 migrantes, o mais letal nesta movimentada via marítima.