Logo Folha de Pernambuco

Educação

Rede municipal de ensino do Recife abre mais de 23 mil vagas para novatos nesta terça-feira (23)

Aluno de creche-escola do RecifeAluno de creche-escola do Recife - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

As matrículas para estudantes novatos da Rede Municipal de Ensino do Recife para o ano letivo de 2022 começam a partir das 7h desta terça-feira (23). Serão disponibilizadas 23.241 vagas, contemplando todas as unidades escolares da rede, incluindo creches.

Os pais ou responsáveis poderão efetuar a reserva das vagas até o dia 12 de dezembro, exclusivamente pela internet, no site disponível aqui.

Do total de vagas disponíveis para novatos, 9.441 são para a educação infantil; 10.419 para o ensino fundamental - contemplando os anos iniciais e anos finais -; e 3.381 são para a educação de jovens e adultos.

"A gente ressalta a importância do acesso ao sistema o mais rápido possível para que os pais ou responsáveis consigam as vagas nas unidades desejadas. Sabemos que algumas escolas e creches são bastante concorridas", pontua o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.
 

Ainda de acordo com o secretário, após concluir a inscrição, a vaga estará garantida e não aparecerá para mais ninguém. "Têm escolas que as vagas acabam em 10 minutos por serem muito concorridas. Houve um reforço no servidor para evitar problemas no site na primeira hora de abertura das vagas".

Para facilitar na escolha, no site oficial da matrícula, além de todas as informações e cronograma do processo, os pais ou responsáveis poderão encontrar informações sobre todas as escolas e creches da Rede Municipal de Ensino do Recife, como endereços e horários de funcionamento.

Seguindo o fluxo dos anos anteriores, o processo de reserva de vagas será realizado em etapas, iniciando pela identificação dos pais ou responsáveis; dados do estudante; identificação da escola; série desejada; e verificação dos dados.

Ao final do processo realizado pela internet, a vaga já estará reservada. Entre os dias 13 e 28 de dezembro, os pais ou responsáveis pelo estudante deverão comparecer à unidade escolar escolhida para confirmar a matrícula.

Na ocasião, será necessário apresentar comprovante de reserva de matrícula (ou o número de protocolo gerado no ato da reserva); cópias de certidão de nascimento (ou casamento) do estudante; carteira de vacinação; cartão do SUS; comprovante de residência; e duas fotos 3X4.

As vagas remanescentes estarão disponíveis no site de 10 a 17 de janeiro, sendo o período de confirmação da matrícula presencial de 18 a 25 de janeiro.

Para facilitar o acesso à internet dos interessados, a Secretaria de Educação do Recife colocou à disposição da população 49 pontos de apoio para a matrícula on-line, sendo 34 em unidades escolares e 15 em Unidades de Tecnologia na Educação (UTECs). Os endereços estão disponíveis nos sites da Prefeitura do Recife e no Portal da Educação.

Segundo o secretário Fred Amancio, para 2022, houve uma oferta de 4.045 vagas (21%) a mais em relação a 2021 graças à abertura de novas unidades de ensino e a ampliação de outras já existentes. O aumento mais expressivo foi no número de vagas para a educação infantil, ampliada em 14% para o próximo ano letivo.

"A educação infantil, principalmente a etapa de creche, é uma das maiores prioridades da nossa gestão. Tivemos seis unidades abertas este ano. Estamos trabalhando fortemente para que as vagas desta etapa de ensino sejam ampliadas", afirmou Fred, informando que há vagas para crianças a partir dos 4 meses.

Em agosto deste ano, a Prefeitura do Recife lançou o Programa Infância na Creche, que tem como objetivo principal a ampliação de vagas em creches na rede pública municipal. "Nosso objetivo é dobrar o número de vagas até 2024, além de fortalecer a Educação Infantil e ter um olhar especial para a primeira infância", completou o secretário.

Para mais informações, os estudantes, pais ou responsáveis podem ligar para o 0800.200.6565. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter