Rede municipal de ensino do Recife volta às aulas de forma presencial e remota nesta sexta-feira (4)
Alunos da educação infantil e Ensino Fundamental I começam as atividades de forma remota e voltam ao presencial no dia 14
As atividades das escolas e creches da Rede Municipal de Educação do Recife iniciam o ano letivo de 2022 nesta sexta-feira (4), seguindo todos os protocolos de segurança. Os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) terão aulas presenciais, enquanto as crianças matriculadas na educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental iniciam de forma remota e no dia 14 de fevereiro passam a ter aulas presenciais.
“Todo o nosso planejamento foi no sentido de termos a retomada presencial no dia 4 de fevereiro. Já no início desta semana a gente veio acompanhando a situação da ômicron e dialogando com a área de saúde, mas não tivemos indicação de que devíamos fazer alterações no sentido de datas em função da pandemia. Isso porque a visão que se tem é que a educação deve ser priorizada e não deve ser prejudicada, sempre cumprindo os protocolos”, disse o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.
Ele atestou, porém, que a decisão de classes remotas para os alunos mais novos se deu após análise da Rede Municipal de Ensino do Recife, constatando os números de afastamentos temporários de funcionários, gestores e professores que testaram positivo para a Covid-19.
“Nós vínhamos monitorando algumas outras coisas para esse início de ano letivo e um dos pontos que começou a nos chamar a atenção foi que com o grande crescimento de casos, também tivemos o surgimento de casos envolvendo gestores, coordenadores, professores e outros profissionais”, alertou o secretário.
De acordo com ele, uma particularidade da Rede Municipal de Ensino é o grande número de estudantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil, que engloba creches e pré-escolas. Dessa forma, pela idade dos alunos, se trabalha com professores únicos para cada sala.
“Nas turmas de Anos Finais, eles trabalham com múltiplos professores por turma, então se algum professor testar positivo e não der aula, a escola consegue organizar e adequar as atividades daquela turma para que não se tenha um prejuízo maior. Nos anos iniciais e nas creches isso é mais complicado, o professor tem que estar dentro da sala de aula, assim como o ADI (Agente de Desenvolvimento Infantil), o trabalho deles não são só as atividades pedagógicas, tem a refeição, o levar ao banheiro, uma série de outras questões. Além do professor ser único e em regra geral, serem escolas menores”, explicou Fred Amancio.
Ainda de acordo com o secretário, a perspectiva é que o quadro de funcionários esteja melhor e com menos casos de professores e funcionários das escolas infectados com a Covid-19 no dia 14 e por isso, os estudantes mais novos também passam a ter classes presenciais.
A Secretaria de Educação do Recife divulgou que as aulas online podem ser assistidas através do EducaRecife, plataforma online que disponibiliza aos alunos da rede municipal a realização de um cadastro para o acesso às classes e atividades e materiais pedagógicos. As aulas são transmitidas ao vivo pelo canal oficial do EducaRecife no YouTube.
As estratégias para o início do novo ano letivo buscam fortalecer a educação e os vínculos entre escola, professores e alunos em um momento de desafios como a pandemia do coronavírus. A Secretaria advertiu que não exigirá o comprovante de vacinação, mas atesta sobre a importância da imunização completa nos profissionais e alunos do Ensino Fundamental (Anos Finais) e da EJA, assim como a realização da primeira dose dos imunizantes nas crianças de 5 a 11 anos. Cerca de 95 mil alunos estão matriculados nas unidades de ensino.
“A gente não vai exigir [o comprovante de imunização], mas vamos fazer um trabalho de esclarecer às famílias sobre a importância da vacinação e devemos ter vacinações nas escolas como fizemos com os anos finais e foi um sucesso, para acelerar o processo de vacinação das crianças”, disse o secretário de educação, Fred Amancio.
As 325 unidades da Rede Municipal de Ensino do Recife seguirão os protocolos de higiene. Máscaras, recipientes para álcool em gel, termômetros e adesivos de sinalização das medidas foram distribuídos para as escolas e creches, assim como recurso financeiro para a compra de itens que garantam os protocolos. O distanciamento de um metro também foi mantido pela Secretaria a fim de proteger todos os envolvidos no ensino e aprendizado.
“A escola não é apenas uma questão de aprendizagem, tem a ver com as questões sociais, com a saúde mental das e com o nosso sistema público. É o local onde eles têm, efetivamente, acesso a alimentação de qualidade, então também tem a ver com a saúde alimentar e equilibrada das crianças. A escola cumpre um papel muito grande”, completa o secretário.
Para melhor atender os profissionais envolvidos na educação, a Prefeitura do Recife abriu nesta quinta-feira (3) um novo ponto de testes para Covid-19, desta vez exclusivo para a comunidade escolar da Rede Municipal. O Centro de Testagem da Educação do Recife se localiza na quadra coberta da Escola Municipal de Tempo Integral Reitor João Alfredo, na Ilha do Leite, e funciona de domingo a domingo, das 8h às 18h. Para a realização do teste, o agendamento deve ser feito através do site Portal da Educação. Estarão disponíveis 500 vagas por dia.