Logo Folha de Pernambuco

solidariedade

Rede solidária fortalece apoio a famílias em vulnerabilidade social , migrantes e refugiados

Criado em 2019, projeto 'Mãos Solidárias' já beneficiou 433 famílias

A iniciativa “Mãos solidárias”, já beneficiou em torno de 433 famílias das comunidades próximasA iniciativa “Mãos solidárias”, já beneficiou em torno de 433 famílias das comunidades próximas - Foto: Arquivo/Convento Nossa Senhora da Glória

Com objetivo de intensificar o auxílio às famílias em situação de vulnerabilidade social, migrantes e refugiados venezuelanos, durante a pandemia do novo coronavírus, o Convento Nossa Senhora da Glória, fortalece parceria com Rede Cáritas - Regional NE2. O projeto “Mãos Solidárias”, iniciativa do convento desde 2019, foi intensificada com a criação da Despensa Solidária. O intuito é dinamizar a entrega de donativos durante este período. 

A despensa funciona de forma que as famílias, já acompanhadas pelo convento e  que obtiveram seus cadastros efetuados nesse projeto, e migrantes venezuelanos, que ocasionalmente frequentam o espaço, montam a sua própria cesta básica. “A família entra no espaço, vai pegando aquilo que pode, no sentido de também pensar no outro, por isso o nome é Despensa Solidária, e vai se contemplando com o que tem, faz sua cestinha e sai”, explica Luciana Florêncio, coordenadora do projeto de imigração e refúgio da Rede Cáritas Regional NE2. A dinâmica foi pensada de modo que se possa evitar aglomerações, por isso só é permitida a entrada de grupos de até dez pessoas no local para retirada dos donativos.

As doações recebidas pela Rede de Solidariedade da Cáritas são repassadas para as Irmãs do Convento, responsáveis na distribuição dos alimentos, produtos de higiene e limpeza. A iniciativa “Mãos solidárias” já beneficiou em torno de 433 famílias das comunidades próximas, entre elas 90 famílias de venezuelanos da etnia waraos que residem nesta região

Luciana cita como a união entre redes de apoio se torna relevante. “Com essa parceria nós fortalecemos a ação da solidariedade, e a rede de solidariedade aumenta. E essa é a ideia, que possuam grandes redes de apoio aos que são mais vulneráveis. A Cáritas Brasileira Regional NE2, tem histórico em acompanhar e ajudar famílias e pessoas carente, e os migrantes e refugiados também é um grupo a qual nós assistimos e acolhemos.” 

Como ajudar:

Os interessados podem se dirigir à portaria do Convento Nossa Senhora da Glória, localizado na rua da Glória, 375, Boa Vista-Recife. O atendimento funciona de segunda a sábado, em horário comercial, de segunda a sexta das 8h às 12h, e das 14h às 16h.  Aos sábados o funcionamento acontece apenas pela manhã, das 8h às 12h. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (81) 3421-4531.

 

 

Veja também

Newsletter