Logo Folha de Pernambuco

MUNDO

Reduzir a poluição do ar aumentaria a expectativa de vida em dois anos

O percentual de micropartículas na atmosfera é particularmente elevado em países do sudeste asiático

Poluição do arPoluição do ar - Foto: Arquivo / Agência Brasil

Reduzir a poluição do ar, causada principalmente pelos combustíveis fósseis, aumentaria em até dois anos a expectativa de vida, de acordo com um estudo da Universidade de Chicago divulgado nesta terça-feira (13).

"Reduzir de forma permanente a contaminação do ar no mundo para cumprir as recomendações da OMS adicionaria 2,2 anos à expectativa de vida do ser humano", afirma o texto.

O percentual de micropartículas na atmosfera é particularmente elevado em países do sudeste asiático, onde o crescimento econômico está retirando milhões de pessoas da pobreza, em troca de gastos consideráveis de energia.

A expectativa de vida na região poderia aumentar em até cinco anos se a poluição fosse reduzida aos padrões recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo o relatório do Instituto de Política Energética da Universidade de Chicago.

A OMS endureceu as escalas de medição das micropartículas (que causam câncer) no ano passado, para alertar e promover a implementação de medidas de saúde.
 

De acordo com a organização, as micropartículas com tamanho equivalente ou inferior a 2,5 mícrons (aproximadamente o diâmetro de um fio de cabelo humano) são capazes de passar dos pulmões para o sangue, o que aumenta as probabilidades de câncer.

Segundo os novos critérios da OMS, o nível máximo de concentração destas partículas (conhecido como PM2.5) não deveria superar 15 microgramas por metro cúbico em um período de 24 horas, ou 5 mcg/m3 como média ao longo de um ano.

Nos estados indianos de Uttar Pradesh e Bihar, com quase 300 milhões de habitantes, a expectativa de vida poderia aumentar oito anos com a adoção de medidas. Na capital, Nova Délhi, poderia aumentar até 10 anos.

"O ar limpo representa anos de vida adicionais para todos os habitantes do planeta", afirma a principal autora do relatório, Crista Hasenkopf.

Bangladesh, Índia, Nepal ou Paquistão, assim como partes do centro e oeste da África e América Central, também sofrem com os elevados níveis de poluição.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter